Sob nova direção desde a posse do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a antiga Secretaria de Relações Internacionais do governo do Estado de São Paulo ganhou nova denominação e atuação. A Secretaria de Negócios Internacionais tem como foco agora desenhar toda a estratégia de inserção internacional do Estado, levantando prioridades, identificando deficiência e atraindo investimentos.
O secretário, Lucas Ferraz, é irmão de Gustavo Ferraz, ex-comandante da Codesal na gestão de ACM Neto (União Brasil) e ex-candidato a prefeito de Lauro de Freitas. Lucas comandava até final de 2022 a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Fazenda, diz em entrevista ao InfoMoney que o foco de seu trabalho será a promoção das exportações e busca por uma reindustrialização moderna e sustentável.
Além da Secex, Lucas Ferraz trouxe para gestão de Tarcísio de Freitas a experiências na diretoria do New Development Bank (o chamado Banco dos BRICS) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), além de ter ocupado o posto de governador do Brasil junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).