A nova face da tecnologia chinesa já chegou ao Brasil — não só nos automóveis, mas também nas motocicletas, diz Eduardo Viotti, da IstoÉ.
A JTZ, do empresário João Toledo, que representa a Suzuki e outras marcas no País, passou a montar em Manaus três modelos da Zontes, parte do grupo Tayo Motorcycle Technology, fundado em 2003 em Guangdong com um investimento equivalente a R$ 2 bilhões. Pautada pela inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, a empresa registrou 256 patentes.
Em 2021, cresceu 332% em relação ao ano anterior, chegando a mercados europeus maduros como Alemanha, França, Itália e Reino Unido. As três motocicletas montadas em Manaus desfilam enorme parafernália eletrônica, só vista em modelos de maior cilindrada e preço.
É o caso do painel colorido com diversas possibilidades de visualização, dos dois modos de pilotagem (econômico e esportivo), da chave por aproximação, da bateria de íons de lítio e dos punhos retroiluminados — todos itens inéditos entre as motocicletas de sua categoria.
De visual cruiser e com preço sugerido de R$ 27.990, a V310 (foto) tem até para-brisa elétrico.