sábado 1 de junho de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Jacinda Ardern se despede do Parlamento da Nova Zelândia em discurso emocionado
quarta-feira 5 de abril de 2023 às 10:33h

Jacinda Ardern se despede do Parlamento da Nova Zelândia em discurso emocionado

MUNDO, NOTÍCIAS


Todos os neozelandeses devem sentir que a política pode ser um lar para eles, disse a ex-primeira-ministra Jacinda Ardern nesta quarta-feira (5) conforme a Reuters, em um discurso final ao Parlamento depois de liderar o país durante a pandemia de Covid-19 e um ataque terrorista em Christchurch.

Ardern, que agradeceu sua família, partido político e apoiadores, deixou o cargo de primeira-ministra em janeiro dizendo que “não tinha mais nada no tanque” para comandar o país.

Ela apareceu no cenário global em 2017, quando se tornou a chefe de governo mais jovem do mundo, aos 37 anos. Ela ganhou ainda mais atenção internacional quando levou seu bebê a uma reunião das Nações Unidas.

Popular no exterior, ela viu seu apoio cair dentro do país com preços mais altos, aumento da criminalidade e reformas controversas na água e na agricultura.

Como chefe do Partido Trabalhista de centro-esquerda por cinco anos, Ardern conduziu a Nova Zelândia durante uma erupção vulcânica, um ataque de 2019 por um atirador em Christchurch que matou 51 fiéis muçulmanos e a pandemia.

Ardern disse que se envolveu na vida das pessoas “durante seus momentos mais dolorosos ou traumáticos” naquela série de eventos.

“Suas histórias e rostos permanecem gravados em minha mente e provavelmente ficarão para sempre”, afirmou Ardern na quarta-feira no Parlamento.

Filha de um policial e de uma operadora de cantina escolar, e autodenominada “abraçadora e chorona”, Ardern disse que queria que sua carreira inspirasse outras pessoas a assumir o cargo.

O sucessor Chris Hipkins nomeou Ardern na terça-feira para um papel não remunerado no combate ao extremismo violento online em uma organização criada após o ataque de Christchurch. Ardern disse que estava ansiosa para trabalhar na desradicalização.

Veja também

EUA facilitam acesso de firmas cubanas ao mercado americano

Empresas privadas poderão, pela primeira vez, ter contas bancárias e usar serviços online americanos. Mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas