sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / ‘Se eu for candidato, será a prefeito’, diz João Gualberto
sábado 23 de fevereiro de 2019 às 07:52h

‘Se eu for candidato, será a prefeito’, diz João Gualberto

DESTAQUE, POLÍTICA


Gualberto diz que apoiará Adolfo Viana para presidente do PSDB na Bahia

Depois de o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) declarar que o presidente do PSDB na Bahia, o ex-parlamentar João Gualberto, não está fora do mundo político, o próprio Gualberto disse, ontem, que pode ser candidato na eleição de 2020. Ex-prefeito de Mata de São João, o empresário afirmou que pode mirar a sucessão de ACM Neto (DEM). “Deputado não vou mais ser. Não me identifiquei. Legislativo não vou mais. Agora, posso e não posso ser candidato à majoritária. Se for para ser candidato, é a prefeito de Salvador. Agora, é muito cedo. Tem que costurar”, disse Gualberto, em entrevista ao jornal Tribuna.

Imagem relacionada
Gualberto foi prefeito de Mata de São João

Ontem, em entrevista à rádio Metrópole, o deputado Adolfo Viana avisou que Gualberto, embora não tenha disputado a reeleição para Câmara dos Deputados, estava no jogo político. “Ele espera uma oportunidade na majoritária. Numa vaga para o Executivo. Ele entende que vai aparecer uma oportunidade no futuro. Ele está aguardando. Não tem ansiedade ao mesmo tempo ele não saiu da política. Ele se reposicionou no jogo”, afirmou.

Gualberto não apareceu na primeira pesquisa para o Palácio Thomé de Souza encomendada pelo site Bahia Notícias e pela Rádio Metrópole. No levantamento, aparecem Irmão Lázaro (PR) em primeiro com 12,3%, seguido por Alice Portugal (PCdoB), com 11,8%; Bruno Reis (DEM). “Tem muita coisa ainda. É cedo. A população só vai entrar em campo em setembro de 2020. Quem fala de política agora é político”, ressaltou o ex-parlamentar.

Na eleição passada, Gualberto foi convidado para integrar a chapa de ACM Neto ao governo da Bahia, como postulante a vice, mas o democrata desistiu de competir pelo Palácio de Ondina. Para o empresário, o prefeito soteropolitano é “candidato natural” ao governo em 2022. “Com grandes chances de ganhar”, salientou. Perguntado se a dobradinha poderia se concretizar então daqui a três anos, Gualberto disse: “Não existe candidato a vice”. O empresário contou, ainda, que no final de abril vai ocorrer a eleição para a presidência do PSDB da Bahia. “Eu vou apoiar Adolfo Viana. Já são quatro anos meus e temos que renovar”, pontuou.

Adolfo disse que tem interesse em presidir o partido. “Comecei a conversar com alguns colegas, estou posicionado para isso. Obviamente, vou precisar do apoio dos delegados da comissão, da direção e da Executiva do partido”, afirmou. Para ele, o desafio da sua legenda é crescer no interior e ampliar as bancadas na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Câmara dos deputados.

No mês passado, a Tribuna mostrou que cresceu a lista de possíveis candidatos à prefeitura de Salvador em 2020. Diversos políticos já colocaram seus nomes à disposição para suceder o prefeito ACM Neto. O vice-prefeito Bruno Reis (DEM), o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, e o deputado federal Antonio Brito (PSD) são lembrados. Também são especulados os nomes de Márcio Marinho (PRB) e Pastor Sargento Isidório (Avante). “Eu tenho responsabilidade na cidade de Salvador para essa candidatura, construímos essa caminhada”, admitiu Alice Portugal em janeiro.

Veja também

Salvador é 2ª capital com mais área verde do Brasil, aponta estudo da rede MapBiomas

Salvador é a segunda capital do país com maior percentual de vegetação. A cidade possui …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!