quinta-feira 21 de novembro de 2024
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o Palácio do Planalto ao fundo. Foto: REUTERS/Adriano Machado - REUTERS
Home / DESTAQUE / Pacheco é visto por ministros do STF como opção para nova vaga na corte
sábado 1 de abril de 2023 às 09:56h

Pacheco é visto por ministros do STF como opção para nova vaga na corte

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem sido apontado por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) segundo Bela Megale, do O Globo, como um bom nome para integrar a corte.

A avaliação, porém, é que o melhor momento para uma possível indicação do senador seria a abertura de uma terceira vaga, pois ele já estaria fora da presidência do Senado. A abertura de uma cadeira no Supremo se daria em um cenário de aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso para 2025.

O ministro assume a presidência do STF neste ano e ficará no cargo por dois anos. Circula entre membros do Judiciário e do governo Lula a possibilidade de que ele deixe a corte após esse mandato, ao invés de seguir no posto até 2034, quando completa 75 anos.

Em entrevista ao jornal O Globo na semana passada, o ministro Gilmar Mendes disse que “seria bom que tivéssemos nomes como o de Rodrigo Pacheco no Supremo”. Segundo membros de cortes superiores, o ministro Alexandre de Moraes já externou, nos bastidores, simpatia pelo nome de Pacheco.

Além disso, a indicação de Pacheco é vista como um gesto para prestigiar a classe política e o Senado, Casa onde Lula tem base pouco sólida.

A aproximação do presidente do Senado com o STF se deu, em especial, no governo Bolsonaro, quando ele atuou em sintonia com a corte para frear as investidas golpistas do então presidente. No mês passado, Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), condecorou Pacheco com uma medalha por sua atuação na defesa à democracia.=

Aliados políticos do senador, entretanto, defendem que ele siga na vida política e concorra ao governo de Minas Gerais em 2026.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!