sexta-feira 22 de novembro de 2024
Câmara Municipal de Salvador (CMS) à noite - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador vai comemorar os 22 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia
sexta-feira 31 de março de 2023 às 18:07h

Câmara de Salvador vai comemorar os 22 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma sessão especial, na próxima segunda-feira (3), em comemoração aos 22 anos do Fórum de Entidades Negras da Bahia (Feneba) e em agradecimento pela constante luta contra o racismo por meio de ações de conscientização, pedidos de reparação e diálogo com a sociedade civil e o poder público.

A sessão especial foi uma solicitação da vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, Marta Rodrigues (PT), por entender a importância da Fórum no fortalecimento do movimento negro ao enaltecer, valorizar, debater e prestar apoio às entidades que tem atuação na luta e no desenvolvimento de políticas públicas antirracistas.

“O Feneba tem sido fundamental em cobrar reparação das elites e classes dominantes em relação aos povos que foram explorados e escravizados vindos da África. Também é um instrumento de denúncia para o planeta da imensa desigualdade e do racismo estrutural que existe no Brasil”, disse a vereadora.

Segundo Marta, o Feneba, há mais de duas décadas, tem desempenhado papel fundamental como coletivo de organizações e se demonstra sempre disposto a agregar.

“Uma honra homenagear o Feneba na Câmara. É muita luta envolvida, e, neste ano, a imortalidade de Zumbi dos Palmares comemora 328 anos, será uma dupla comemoração”, disse.

Para o atual dirigente do Feneba, o ativista do movimento negro Raimundo Bujão, a homenagem é motivo de orgulho.

“Essa data nos traz a memória da realização da Primeira Caminhada do Campo Grande à Praça da Sé, idealizada pelo MNU em 1980, e, anos depois, as polêmicas levantadas acerca da participação dos blocos afro. De lá para cá, muitas transformações ocorreram, e o Feneba se fez presente, contribuindo com o seu pioneiro grito de reparação já, o que notabilizou a nossa existência enquanto coletivo de organizações fundamentais na luta contra o racismo na Bahia e no Brasil”, afirmou.

Foram convidados para a sessão: as secretárias estaduais ngela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial) e Fabya Reis (Assistência Social), os secretários de Cultura do Estado e Município, Bruno Monteiro e Pedro Tourinho, a secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, dentre outros.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!