Na véspera do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil após três meses nos Estados Unidos, Gleisi Hoffmann divulgou nesta quarta-feira um vídeo com um recado para o ex-presidente.
“E aí, Bolsonaro? Tá voltando? Venha ver como o Brasil melhorou na sua ausência”, diz a deputada federal e presidente nacional do PT no início da mensagem.
A petista então cita feitos dos três primeiros meses do governo Lula como a volta do Bolsa Família “mais justo, mais forte, para tirar 3 milhões da miséria e fazer a economia crescer” e do “Minha Casa, Minha Vida”, para “gerar milhares de empregos e dar moradia a 2 milhões de famílias”.
“O salário mínimo voltou a ter aumento real, acima da inflação, acabando com o arrocho do seu desgoverno. A tabela do Imposto de Renda voltou a ser corrigida, coisa que você nunca fez, e agora ela vai isentar 13,7 milhões de cidadãos e cidadãs”, acrescenta Gleisi
Sobre saúde, que deu muita dor de cabeça a Bolsonaro no governo, ela disse conforme Gustavo Maia e Robson Bonin, da Veja, o país está contratando 25 mil médicos para o Brasil, garantindo assistência para milhões de pessoas que o ex-presidente “abandonou”, que a fila das cirurgias “voltou a andar”, e que o governo vai aportar 600 milhões de reais para destinar a atender quem tem urgência. Citou ainda a vacinação nacional, “pra nunca mais repetir o genocídio que você causou na última pandemia”.
“A vergonhosa lei do teto de gastos não vai mais vigorar, o que vai aumentar os investimentos na saúde, educação e segurança. A farra das armas acabou, o que é muito bom para o país e péssimo para seus amigos milicianos, criminosos e terroristas. O garimpo criminoso, que você estimulou, está sendo combatido com firmeza nas terras ianomâmis e em todo o país. O meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas voltaram a ter prioridade e instrumentos eficazes”, continuou Gleisi.
“O Estado voltou a tratar como cidadãos e cidadãs de direitos as mulheres, o povo negro, os indígenas e as pessoas LGBTQI+. A liberdade de culto é novamente plena, acabou a mistura de religião com política que você tanto estimulou. O Brasil retomou relações com os Estados Unidos, a China, a América Latina, voltou a ser um país respeitado no mundo. A Petrobras não vai mais cobrar gasolina em dólar, nem entregar o lucro acionistas privados, vai ser do Brasil. O Brasil recuperou a democracia e superou o golpe que você tentou impor. O país rejeita a violência e respeita os direitos”, afirmou a petista.
“Por isso, aproveite para explicar à Justiça os crimes de que você é acusado de ter feito no governo e na campanha. Você pode voltar quando quiser. O que não voltará, jamais, é o tempo sombrio em que você infelicitou esse país”, concluiu a deputada paranaense.