A Ford confirmou uma nova picape elétrica de segunda geração para 2025, conhecida atualmente como Projeto T3.
A nomenclatura é uma abreviação de “Trust The Truck” (“Confie na Picape”) – grito de guerra do time de desenvolvimento que acabou sendo adotado como nome.
Ela será montada na megafábrica de veículos e baterias BlueOval City, em construção no Tennessee, Estados Unidos.
BlueOval City
Para se ter uma ideia, a planta tem capacidade de produzir 500.000 unidades/ano. A Ford e a parceira SK On vão desembolsar US$ 5,6 bilhões no projeto.
“A BlueOval City é um modelo para o futuro elétrico da Ford em todo o mundo”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, em nota divulgada.
E completa: “vamos produzir veículos elétricos revolucionários em uma planta avançada que trabalha em harmonia com o planeta, combinando crescimento e inovação nos negócios com progresso ambiental.”
De acordo com a montadora, a BlueOval City foi projetada para ser o primeiro complexo de produção de veículos e baterias com carbono neutro da Ford. O objetivo da companhia é ter todas as suas fábricas no mundo abastecidas com eletricidade renovável e livre de carbono até 2035.
A BlueOval City também faz parte do plano da Ford de aumentar a produção de veículos elétricos para 2 milhões de unidades/ano em todo o mundo até o final de 2026 e torná-los mais acessíveis.
O complexo de 3.600 acres inclui uma fábrica de baterias BlueOval SK. Ela vai produzir células e baterias que serão entregues diretamente na linha de montagem, em menos de 30 minutos.
A BlueOval City terá também um parque de fornecedores e um centro de modificação capaz de instalar acessórios muito usados nas picapes Ford.
Assista abaixo ao vídeo de divulgação: