sábado 28 de setembro de 2024
Foto: ISS
Home / CURIOSIDADES / Como astronauta muçulmano viverá Ramadã durante tempo no espaço
domingo 26 de março de 2023 às 17:49h

Como astronauta muçulmano viverá Ramadã durante tempo no espaço

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


O Ramadã é uma data sagrada para os muçulmanos. Entre 22 de março e 21 de abril, fiéis celebram o mês em que Maomé recebeu as revelações do livro sagrado Alcorão. O preceito prevê orações e jejum entre o nascer e o pôr do Sol. Mas como faz um astronauta no espaço consegue viver isso?

O astronauta emirati Sultan Al-Neyadi, 41 anos, está na ISS (Estação Espacial Internacional) desde o início de março e ele vê o nascer e pôr do Sol 16 vezes ao dia. Como seria o jejum nessas condições?

Em entrevista antes de ir ao espaço, no início do ano, Al-Neyadi explicou que ele tem um status específico. “Estarei em situação de viajante, e na verdade podemos interromper o jejum. O jejum não é obrigatório se você não se sente bem”, disse em entrevista na base espacial da Nasa em Houston, Texas (EUA).

Astronauta árabe Sultan Al-Neyadi na Estação Espacial Internacional (ISS) em foto de 4 de março de 2023 – Foto: Nasa

Na ocasião, ele explicou que durante uma missão qualquer coisa pode dar errado ou pode haver algo que coloque a vida de alguém em perigo, então pode “comer comida o suficiente para prevenir qualquer problema de nutrição ou hidratação”.

O astronauta emirati comentou ainda que poderia jejuar no Horário do Meridiano do Greenwich, o fuso no qual a Estação Espacial Internacional se baseia. Então, ele não precisaria fazer restrição alimentar nas 16 vezes em que ele vê o nascer e o pôr do Sol.

Sultan Al-Neyadi é o segundo árabe a viajar para o espaço. No entanto, ele deve ser o que vai ficar mais tempo, pois sua missão tem previsão para durar cerca de cinco meses.

O outro árabe a ir ao espaço foi Hazza Al-Mansouri, dos Emirados Árabes Unidos, que ficou oito dias na ISS, em setembro de 2019.

Veja também

Boulos pede investigação contra candidato que assoprou farinha em seu rosto em alusão a cocaína

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL, Guilherme Boulos, acionou a Justiça Eleitoral segundo Heitor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!