A reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, presidida pelo deputado Pedro Tavares (DEM), tendo como vice Niltinho (PP), aprovou três propostas na manhã da última terça-feira (19), visita a barragens com risco de rompimento, seminário com representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e audiência pública com secretários de governo.
A sessão, ocorrida na sala Jairo Azi do edifício-sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), contou com a presença de nove deputados. Além dos citados, participaram Eduardo Salles (PP), Tiago Correia (PSDB), Zé Cocá (PP) e Laerte do Vando (PSC), Maria del Carmen (PT), Alex Lima (PSB) e Jusmari Oliveira (PSD).
“Diante da participação que tivemos hoje, a tendência é que tenhamos muita produtividade e construamos um grande trabalho. Vamos atuar no sentido de dar dinamismo e transformar essa comissão num espaço importante de debate, articulação, fiscalização do poder público e aprovação das leis que tramitam nesse colegiado. Vamos estar sempre alinhados às grandes questões da infraestrutura, do desenvolvimento e do turismo em nosso Estado e no nosso Brasil”, destacou Pedro
Colocada como uma das pautas prioritárias da comissão nesta legislatura, a visita às 10 barragens baianas que, segundo dados Agência Nacional de Águas (ANA), correm risco de rompimento, foi posta em votação, ficando decidido por unanimidade que a ida a estes locais deverá ser realizada em conjunto com as comissões Especial de Barragens – criada especificamente para discutir o assunto – e de Meio Ambiente.
A deputada Maria del Carmen propôs ainda fazer um seminário com representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), para obter dados técnicos sobre barragens do Estado, o que também foi aceito pelos colegas de Comissão. A parlamentar ficou responsável pelo encaminhamento do convite ao órgão. A intenção é que o seminário seja aberto a integrantes de outras comissões que também tratam do assunto.
A última decisão consensual dos membros da comissão veio de uma proposta do deputado Alex Lima. Ele sugeriu que secretários de Estado que ocupam pastas pertinentes aos trabalhos da comissão sejam convidados a explanar sobre o planejamento do governo para estes setores.
Foto: Juliana Andrade / Agência ALBA