sexta-feira 22 de novembro de 2024
Michelle Bolsonaro Foto: Anderson Riedel/PR
Home / DESTAQUE / Por que Michelle acha que Bolsonaro não deve voltar logo ao Brasil
quarta-feira 22 de março de 2023 às 07:25h

Por que Michelle acha que Bolsonaro não deve voltar logo ao Brasil

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Casa Civil da Presidência da República estendeu até 15 de abril a autorização de viagem para os servidores que acompanham Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, o que indica conforme a colunista Malu Gaspar, do O Globo, que ele ficará no exterior pelo menos até essa data.

Mas auxiliares de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle dizem que, se há até pouco tempo havia grande preocupação no entorno de ambos sobre a demora do ex-presidente em voltar para o Brasil, agora ele perdeu a pressa de voltar.

A principal defensora de que Bolsonaro continue por mais tempo nos Estados Unidos é a própria Michelle. Ela encampou a tese de uma ala do PL que acha que ele ganha mais ficando lá fora do que no Brasil.

Uma das razões, é claro, esperar que a repercussão do caso das joias sauditas – e portanto a pressão sobre Bolsonaro para que se explique – diminua.

Outra, porém, é a avaliação de que Bolsonaro entrará na mira do PT e de Lula assim que desembarcar no Brasil – o que daria ao petista a oportunidade de desviar a atenção do público sobre as recentes polêmicas de seu próprio governo, como a suspensão dos empréstimos consignados e a crise da segurança pública no Rio Grande do Norte.

A ideia defendida por Michelle e até pelo próprio Valdemar Costa Neto, de acordo com Malu Gaspar, é tentar reforçar a cobrança por resultados sobre o governo Lula, enquanto Bolsonaro cumpre uma agenda de eventos patrocinados pela direita trumpista nos EUA.

Reforçou o argumento, nos últimos dias, uma pesquisa interna do PL que constatou uma perda de popularidade muito pequena de Bolsonaro entre seus seguidores. Até muito recentemente, a cúpula do PL temia que a permanência do ex-presidente nos Estados Unidos estivesse fazendo sua popularidade derreter. A pesquisa interna teria feito Valdemar e outros líderes relaxarem.

Segundo o que me disseram alguns desses interlocutores de Bolsonaro no PL, agora o que Michelle defende é que o presidente continue circulando nos eventos trumpistas e espere um momento melhor para voltar ao Brasil.

Nesta terça-feira (21), durante o evento em que assumiu a direção do PL Mulher, repórteres de vários veículos perguntaram a Michelle quando, afinal, Bolsonaro voltaria. “Quando ele chegar, vocês vão saber”, ela respondeu.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!