Para quem achava que a criptomoeda Bitcoin já estava “fora” do mercado, eis que no meio deste turbilhão financeiro que se estamos assistindo a moeda digital atinge um novo máximo. Há outros criptoativos seguindo o mesmo caminho.
O bitcoin está ” de volta” e hoje atingiu novas máximas e em contrapartida com o restante mercado de risco. Vale lembrar que o mercado financeiro vive um período conturbado, com os investidores acompanhando os desenvolvimentos da aquisição do Credit Suisse pelo UBS.
O bitcoin chegou hoje aos 28 mil dólares, tendo valorizado 1,03%. Desde junho do ano passado que não se acalçavam tais valores. Desde o início do ano, a valorização da Bitcoin ronda os 70%.
Há outros ativos digitais que também subiram, com é o caso da Ethereum que subiu cerca de 17% desde o início da semana passada e as designadas de altcoins como Solana e Cardano que também têm se valorizado.
Especialistas têm apontado que um dos principais motivos para a valorização recente do ativo é a busca de investidores por alternativas seguras de investimentos e independentes em relação a intervenções de bancos centrais. Outros destacam também a perspectiva de que a crise bancária levará a um ciclo de alta de juros mais suave nos EUA, o que beneficia ativos considerados de risco.
Por outro lado, “desde a queda do Silicon Valley Bank, o Federal Reserv (Fed) norte-americano já deu a entender duas vezes que apoiava a liquidez do mercado, o que os investidores tomaram como um prognóstico positivo.