Alunos da Escola SESI Bahia vão apresentar projetos de iniciação científica na Febrace, que acontece de 20 e 24 de março, em São Paulo.
Com recorde de nove projetos aprovados, a Escola SESI Bahia marca presença mais uma vez na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. Estudantes de cinco unidades da rede vão participar do evento, que volta ao formato presencial em 2023. Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a feira será realizada entre os dias 20 e 24 de março, em São Paulo.
Mais de 20 estudantes que participam do programa de Iniciação Científica nas cidades de Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista estarão presentes na feira científica, apresentando os projetos finalistas, que são das áreas de ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.
“Ficamos muito felizes com o número de projetos aprovados neste ano e, mais uma vez, a nossa participação inclui trabalhos desenvolvidos por estudantes de diferentes cidades aqui da Bahia, o que reforça a abrangência do nosso programa de Iniciação Científica”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.
Iniciado em 2014, o Programa de Iniciação Científica SESI Bahia disponibiliza, em média, 500 vagas por ano, distribuídas nas áreas de: engenharia e matemática; ciências humanas; ciências da natureza; e linguagens. Só em 2022, mais de 30 projetos foram finalistas nos principais eventos científicos no país.
Projetos finalistas na FEBRACE 2023:
- ESCOLA SESI REITOR MIGUEL CALMON (Retiro, Salvador)
Precarização do trabalho no Porto das Sardinhas: os desafios das mulheres/mães solo no seu ofício de labor insalubre na Baía de Itapagipe, Salvador/Ba – 1ª fase.
Estudantes: Leonardo de Jesus Cruz de Sousa, Juan Júlio Nascimento de Andrade Teles, Ana Luiza Alves de Cerqueira.
Orientador: Anderson dos Santos Rodrigues
Metais pesados no solo: um estudo de análise da fitorremediação como alternativa de remoção de contaminantes no bairro de Canabrava
Estudantes: Kaique Matheus Santos Viga, Walen De Jesus Do Espírito Santo Júnior, Kaique Oliveira Dias.
Orientador: Yulo Augusto Silva Freitas
- ESCOLA SESI DJALMA PESSOA (Piatã, Salvador)
Acesso e permanência no ensino superior no Brasil: a meritocracia reforçada pela mídia no caso de Matheus Araújo Moreira e de Débora Souza Rocha
Estudantes: Bruna Batista Santos e Beatriz Belo Santos,
Orientador: Michele Sodré das Neves
Extratos vegetais da folha do araçazeiro (psidium guineense sw.): um método alternativo no combate a proliferação do mosquito aedes aegypti
Estudante: Felipe Silva Sacramento
Orientadora: Jamile da Cruz Caldas
Coorientador: Marcelo Barroso Barreto
Produção de filmes semicondutores em ambiente escolar
Estudantes: Rafael Matos Brito Pires, João Paulo Reis de Santana Silva e Isaque de Pontes Nunes
Orientador: Rafael Macedo de Sales
- ESCOLA SESI JOÃO UBALDO RIBEIRO (Luís Eduardo Magalhães)
Extrato de plantas na germinação e no desenvolvimento de plântulas de soja e algodão
Estudantes: Yasmim Dias de Souza, Ana Caroline Cobalchini Dornela e Evelyn Carneiro Abreu
Orientador: Eliege Aparecida De Paiva
Coorientadora: Thamara Araujo Almeida de Santana
- ESCOLA SESI ADONIAS FILHO (Ilhéus)
Ferticagem: uma proposta sustentável e econômica
Estudantes: Yasmim Santos Santana, João Vitor Oliveira Gomes e Giovanna Souza Viana
Orientador: Glauber Gonçalves do Nascimento
Coorientadora: Nara Georgia Ribeiro Braz Patrocínio
- ESCOLA SESI ANÍSIO TEIXEIRA (Vitória da Conquista)
O kindle direct publishing e a autopublicação como mecanismo para o reconhecimento dos escritos de jovens autoras
Estudantes: Bianca Santana Teixeira Novais e Luana Santana Teixeira Novais
Orientador: Vilmar do Nascimento Rocha
Alelopatia dos extrados aquosos de mentha piperita e ocimum basilicum na germinação e crescimento de plântulas de capsicum annuum
Estudantes: Juan Marcos Caram Costa e João Vitor Moreira Lemos,
Orientadora: Larissa Lobo Brito
Coorientador: Vilmar do Nascimento Rocha