sexta-feira 5 de julho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Candidato de Tarcísio, André do Prado é eleito novo presidente da Alesp
quarta-feira 15 de março de 2023 às 17:31h

Candidato de Tarcísio, André do Prado é eleito novo presidente da Alesp

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira (15) o novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), durante sessão que deu posse aos 94 deputados da 20ª Legislatura. O parlamentar foi o candidato apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Prado conquistou o apoio do PT e de outros partidos da oposição quando se comprometeu a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o partido do presidente Lula se beneficia do princípio.

Após quase 30 anos, o grupo político do PSDB, que já perdeu vagas na Casa, deixa a presidência e a influência direta sobre os temas que viram lei no Estado, de assuntos fiscais a pautas de costumes.

A composição da mesa que dirigiu os trabalhos da eleição para presidência da Alesp gerou divergência. Havia somente homens e a deputada Analice Fernandes (PSDB) protestou e pediu que sempre houvesse uma mulher como convidada para acompanhar as atividades da mesa. Antes que pudesse terminar de falar, o presidente da sessão, Carlão Pignatari (PSDB), interrompeu a colega e ordenou mudanças.

A atitude gerou ainda mais polêmica. As deputadas protestaram que não é correto interromper uma mulher falando. A declaração foi seguida de aplausos de alguns parlamentares.

Perfil de André do Prado

O novo presidente da Alesp é visto como um deputado republicano e moderado, adepto do diálogo e que se relaciona bem com os colegas.

Nas redes sociais, já publicou fotos com políticos de diferentes tendências —como o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha (PT) e Felício Ramuth (PSD), vice de Tarcísio.

Os deputados eleitos terão um mandato mais curto, com as próximas posse previstas para acontecer no dia 1º de fevereiro a partir de 2027. A mudança, aprovada pela Alesp em 2019, é uma forma de pôr fim ao atraso na eleição da Casa em relação às assembleias dos outros estados.

Diálogo

Após a posse dos 94 deputados estaduais, Tarcísio de Freitas falou em diálogo entre o governo e a Alesp.

Esperem do governo do estado de São Paulo uma postura de diálogo. O governo vai estar sempre preocupado em promover o desenvolvimento, em promover a dignidade das pessoas e sempre pautado pelo diálogo. Entendemos que o governo do estado e a Alesp caminharão juntos, governarão juntos”, disse Tarcísio de Freitas.

Veja também

Prefeitura entrega Centro de Acolhimento ao Educador com psicólogos para cuidar da saúde mental de professores de Salvador

Os professores da rede municipal de ensino de Salvador receberam nesta quinta-feira (4) um espaço …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!