O deputado estadual Hassan (PP), em indicação encaminhada através da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), apontou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) “a necessidade de envidar esforços junto ao Ministério da Infraestrutura para a duplicação da BR-116, no trecho que vai de logo após a ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com o Estado de Minas Gerais”.
O parlamentar afirma, no documento, que a medida é necessária para oferecer segurança, mobilidade e conforto aos usuários da estrada no referido trecho. Como ele explica, trata-se de uma ampla área, que passa pela entrada de Itati, corta Milagres, Brejões, passar pelo entroncamento de Jaguaquara, Jequié, Manoel Vitorino, Boa Nova, Poções, Planalto e Conquista, chegando à divisa com Minas Gerais.
“Têm sido noticiados diversos acidentes na região, principalmente no local conhecido como Serra do Mutum, situado entre os municípios de Jaguaquara e Jequié. Tais sinistros poderiam ter sido evitados caso a duplicação pleiteada tivesse ocorrido. Contudo, ante o travamento das obras, a grande vítima do atraso é a sociedade e as diversas famílias que desmoronam pela perda de um ente querido”, argumentou.
O legislador progressista expõe, na proposição, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que indicam que acidentes de trânsito tiram a vida de cerca de 40 mil pessoas no Brasil, todos os anos, e de em torno de 1,3 milhão em todo o planeta. “Esse número representa a oitava maior causa de mortes no mundo e, segundo estudos, deve chegar à quarta posição até 2030 (WHO, 2013). Logo, é preciso buscar o aumento do desempenho viário no que diz respeito à segurança”.
Outro ponto registrado por Hassan é o de que “em diligência feita, percebeu-se que a concessionária responsável tem alegado necessidade de ajustes de contrato para que possa ser viabilizada a duplicação pleiteada”. Ele argumenta, contudo, que em meio aos problemas em torno das obrigações contratuais, é fundamental uma premente resolução, a fim de que ocorra o prosseguimento das tratativas em torno da duplicação reivindicada.
“A rodovia em comento representa um importante eixo de integração norte-sul do país, com tráfego intenso, razão pela qual a sua duplicação possibilitará um ir e vir mais tranquilo e adequado.
Trata-se de pedido reiterado pela população em diversas oportunidades, sendo necessária a interferência do Poder Público. É, sem dúvidas, um desejo de todos o adequado escoamento da produção, a segurança no tráfego de veículos e a possibilidade de deslocamento célere para a utilização de serviços básicos, como saúde e educação”, disse Hassan.
Ele finaliza o documento argumentando que a duplicação do trecho trará positiva repercussão social e econômica, visto que tal medida protegerá a vida, a saúde e viabiliza o deslocamento de pessoas e produtos de modo célere e com maior segurança, o que, de modo direto ou indireto, além de beneficiar a população, também possui repercussão em todo o aparato estatal. “Por isso, envidar esforços junto ao Ministério da Infraestrutura em um pleito tão importante é uma ação necessária, que protegerá os baianos e contribuirá para o desenvolvimento da região”, concluiu Hassan.