quinta-feira 21 de novembro de 2024
Vereador Sandro Fantinel - Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / Vereador de Caxias do Sul é indiciado por racismo ao desqualificar baianos em pronunciamento
terça-feira 14 de março de 2023 às 06:27h

Vereador de Caxias do Sul é indiciado por racismo ao desqualificar baianos em pronunciamento

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Em entrevista coletiva de imprensa, a Polícia Civil anunciou nesta última segunda-feira (13) que decidiu indiciar o vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (sem partido) pelo crime de racismo pelas declarações feitas no plenário da Câmara Municipal, em 28 de fevereiro. Na ocasião, Fantinel fez discurso mencionando os trabalhadores baianos resgatados em Bento Gonçalves em situação análoga à escravidão.

— É uma análise objetiva dos fatos. Analisamos as imagens, o que foi dito, e o fato se caracteriza como crime de racismo pelas falas que acabam discriminando pessoas em razão da procedência nacional, ou seja, do local em que são originárias — explicou o delegado Rafael Keller, responsável pela investigação, durante a coletiva no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.

A conclusão do inquérito será enviada ainda nesta segunda-feira ao Ministério Público, que vai decidir sobre denunciar ou não o vereador. Segundo o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Fernando Sodré, o crime de racismo prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

Veja também

Relatório da PF vai indiciar cerca de 40 investigados no plano; Bolsonaro estaria na lista

Previsto para ser entregue nesta quinta-feira (21) ao ministro Alexandre de Moraes, o relatório da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!