sábado 8 de junho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Humanos podem ir à Lua novamente em novembro do próximo ano
sexta-feira 10 de março de 2023 às 16:47h

Humanos podem ir à Lua novamente em novembro do próximo ano

NOTÍCIAS


Após 51 anos, os seres humanos estão se preparando para voltar à Lua. Em uma atualização divulgada na terça-feira (7) sobre o programa Artemis, funcionários da NASA (agência espacial dos Estados Unidos) confirmaram que a instituição está preparando o lançamento de uma missão tripulada ao redor do satélite natural para novembro do ano que vem. O anúncio ocorre após uma análise ter comprovado o sucesso do voo não tripulado da missão Artemis 1 realizado em dezembro de 2022.

De acordo com o administrador associado da NASA, Jim Free, “Estamos aprendendo o máximo possível com a Artemis I para assegurar que conseguimos compreender completamente todos os aspectos de nossos sistemas, e aplicar essas lições aprendidas na forma como iremos planejar e voar em missões tripuladas.”

A Missão Artemis 1 concluiu com sucesso, no dia 11 de dezembro, o seu voo de testes da espaçonave Orion e do sistema de lançamento Space Launch System, que serão reutilizados nas futuras missões tripuladas à Lua. Tanto a avaliação inicial, feita no dia do lançamento, quanto a análise ampla concluída na quarta-feira mostraram que o SLS voou conforme o projetado e, “em muitos casos, superou as expectativas”, diz o relatório da NASA.

Como será a nova missão tripulada à Lua?

A viagem tripulada da missão Artemis 2 está programada para o final de novembro de 2024. Embora projetada para levar uma tripulação de quatro pessoas ao redor da Lua, não haverá ainda uma alunissagem. A segunda missão do projeto atual servirá apenas para testar a tecnologia e os sistemas que serão utilizados um ano depois pelos tripulantes da Artemis 3. O futuro módulo lunar ainda está em fase de desenvolvimento na SpaceX.

Os futuros membros da tripulação da Artemis 2 ainda estão sendo mantidos em segredo pela NASA, mas seus nomes deverão ser revelados ainda neste ano. Tudo o que se sabe até o momento é que um deles será canadense.

As equipes da missão esperam transportar o Lançador Móvel para a plataforma de lançamento 39B a partir de junho deste ano. A equipe de recuperação concluiu juntamente com o Departamento de Defesa dos EUA uma bateria de testes rigorosos para assegurar um retorno seguro dos astronautas.

Veja também

Bruno Reis entrega centenas de títulos de propriedade aos cidadãos de Salvador

A Prefeitura de Salvador entregou 610 títulos de propriedade para moradores do Bairro da Paz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!