O presidente Lula vai conversar em instantes pelo telefone segundo Ricardo Abreu, do g1, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A ligação acontece em meio ao esforço do presidente brasileiro em buscar países com o objetivo de negociar o fim da guerra na Ucrânia. O grupo recebeu o apelido de “clube da paz”.
Lula já afirmou que o Brasil é um país de paz e não quer tomar lado na guerra do leste europeu. Para ele, a invasão da Ucrânia pela Rússia foi um “erro crasso”, mas “quando um não quer, dois não brigam”. Internamente para interlocutores do Itamaraty, a posição firme e, ao mesmo tempo, de país conciliador devolve ao Brasil o protagonismo na diplomacia.
Na semana passada, Zelensky disse que convidou Lula para visitar seu país e se reunirem pessoalmente.
Nesta semana, durante reunião de chanceleres do G-20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, em Nova Délhi, na Índia, o Chanceler Mauro Vieira se reuniu com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, e, em outro momento, com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken. O governo brasileiro entende que, aos dois representantes diplomáticos, foi deixada clara a postura de tentar mediar o conflito de forma a promover a paz.