O VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas acontece entre esta quarta (1º) e sexta-feira (3), em Salvador, no Hotel Deville Prime, em Itapuã. Durante o evento, haverá homenagens ao centenário de falecimento de Ruy Barbosa, o patrono oficial dos Tribunais de Contas do Brasil que morreu em 1º de março de 1923, no Rio de Janeiro. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou a atuação das cortes especializadas na análise de contas públicas em diferentes esferas governamentais. “É muito importante termos órgãos de fiscalização e de controle para que a gente, como gestores públicos, faça boa aplicação dos recursos com intuito de realizar justiça social, investimentos na educação e saúde, levando melhorias e avanços para sociedade. Mais do que fiscalizar, os Tribunais de Contas orientam e apresentam caminhos que facilitam a nossa vida”, disse.
O encontro é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA).
No evento, o professor e jurista baiano Edivaldo Brito fez uma palestra especial para celebrar a vida e a memória de Ruy Barbosa e duas publicações comemorativas serão lançadas na data: uma revista em quadrinhos com passagens da trajetória do jurista e uma reedição da biografia de Barbosa, de autoria de Luiz Viana Filho.
Além de palestras e conferências, o congresso vai ter reuniões dos comitês técnicos do IRB, apresentação de trabalhos e realização de oficinas e cursos voltados à produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos.
O congresso tem apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).