sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Logus 30 anos: modelo fez parte da parceria entre VW e Ford
terça-feira 28 de fevereiro de 2023 às 14:34h

Logus 30 anos: modelo fez parte da parceria entre VW e Ford

NOTÍCIAS


Vira e mexe é possível ver um Volkswagen Logus pelas ruas brasileiras, apesar de seu curto período de vendas – 1993 a 1996, conforme reportagem de Mauro Balhessa, da revista Motor Show.

O fato é que o modelo incomum, que era para representar o novo estilo da marca à época, completou 30 anos de idade.

Autolatina

Mas, antes de começar a falar de fato do três-volumes, é necessário lembrar da parceria da Volks e Ford, chamada de Autolatina, concretizada em 1º de julho de 1987.

Volkswagen Logus de 1996 último modelo – Foto: Divulgação

Tratava-se de uma união administrativa e fabril entre ambas as montadoras e tinha a missão de compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano. A líder do mercado nacional, até então, a Volkswagen, era sócia majoritária no acordo, com 51% das ações.

Um dos carros que nasceram por meio da joint venture foi justamente o Logus, lançado em fevereiro de 1993.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

O sedã de duas portas foi baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort – que deu origem também ao Pointer. Foi um dos últimos modelos frutos da Autolatina, desfeita oficialmente em 1º de janeiro de 1996

O Logus

O visual conta com a frente em forma de cunha, o para-brisa inclinado e a traseira ao estilo hiqh-deck, com grandes lanternas e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

Ele possui entre-eixos de 2,52 metros, porta-malas de 416 litros (que chegava a 688 litros com os encostos traseiros rebatidos) e 4,28 m de comprimento.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

Disponível nas configurações CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8, a topo da gama entregava equipamentos como: alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch” com sistema antiesmagamento, toca-fitas digital com equalizador e ar-condicionado digital – itens até então disponíveis apenas em modelos de categorias superiores.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

Motorização

Em relação à motorização, o Logus abrigava sob o capô o 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, este com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

Para a linha 1994, havia a versão GLS 2.0, de até 113 cv e com CD Player como opcional. No mesmo ano estreava ainda a série especial Wolfsburg Edition, diferenciada pelo apelo mais esportivo e cores exclusivas – uma homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha.

Volkswagen Logus – Foto: Divulgação

Fim da linha

Após 125.332 unidades fabricadas, a produção se encerrou em dezembro de 1996.

Atualmente, a Volkswagen expõe em sua Garagem II, em São Bernardo (SP), uma unidade produzida em 1995. É um modelo na versão intermediária GL, com carroceria pintada na cor Azul Riviera e interior com bancos com tear Guaecá Cinza.

Por debaixo do capô está o motor 1.8 AP. A unidade tem pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros com acionamento elétrico, fechamento automático das portas e rodas de liga-leve.

O Logus da Garagem rodou apenas 3 mil quilômetros em sua trajetória de carro de testes do departamento de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!