Interessado em destravar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (23), em seu gabinete no Palácio do Planalto de acordo com Eduardo Gayer, do Broadcast/Estadão, o chanceler de Portugal, João Gomes Cravinho. Antes, o português se encontrou com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
“Falamos sobre a Cimeira Brasil-Portugal, que acontecerá no próximo mês, a cooperação entre nossos países e o avanço do acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu o presidente nas redes sociais. O encontro foi acompanhado pelo assessor da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim.
O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul foi aprovado, mas a ratificação está travada nos parlamentos das nações europeias que integram o bloco devido à política ambiental adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a guinada promovida na gestão atual pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a expectativa é que o tratado possa andar e ser posto em prática, ainda que de forma fatiada em um primeiro momento.
De acordo com o Itamaraty, Cravinho e Mauro Vieira chegaram a conversar sobre a guerra na Ucrânia, que completa um ano amanhã. “Os Chanceleres passaram em revista temas bilaterais, multilaterais e regionais, entre os quais a preparação para a Cimeira Brasil-Portugal, a realizar-se no próximo mês de abril, em Lisboa; a cooperação bilateral em diversos setores, tais como comércio e investimentos, energia, inovação, defesa e infraestrutura; o Acordo Mercosul-União Europeia; a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); e a situação na Ucrânia”, diz o texto do Ministério das Relações Exteriores.
Lula deve viajar a Lisboa no final de abril, em data a confirmar.