Servidores da Corregedoria-Geral (Coger) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estão atuando de maneira itinerante e fixa durante o período do Carnaval de 2023. Equipes da Coger fiscalizam as atuações das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Técnica (DPT), além do Corpo de Bombeiros (CBM) nos principais circuitos da festa e nas comemorações de bairros.
Além de funcionários nos circuitos, equipes do órgão monitoram as atuações dos policiais e bombeiros diretamente do Centro de Operações e Inteligência (COI), sede da SSP. Todo o serviço é feito de maneira que os servidores não ultrapassem os limites de atuações. Garantindo que todas as diretrizes da SSP sejam seguidas e aplicadas, mantendo os direitos individuais de cada cidadão.
A capitã Vanessa Matos, coordenadora de capacitação correcional da Coger, contou que após os plantões diários são elaborados relatórios de ocorrências.
“Nosso trabalho busca manter uma folia com segurança efetiva e de qualidade para os baianos e turistas, garantindo a diversão de todos. Com isso estamos atuando diretamente nos circuitos e nas festas de bairros visitando as nossas bases, trocando informações com os nossos servidores, zelando pelo aprimoramento constante das nossas forças”, finalizou a oficial.
Operação Folia em Paz aborda mais de 4.600 pessoas
A Operação Folia em Paz da Polícia Militar abordou 4.632 pessoas, até a segunda-feira (20), nas principais avenidas de Salvador e da Região Metropolitana.
Durante o patrulhamento foram realizadas 11 prisões em flagrantes, 22 conduções e localizados dois foragidos da Justiça. Duas armas de fogo e 17 porções de drogas também foram apreendidos.
Cerca de 1.500 automóveis e motocicletas também foram inspecionados. Os policiais fiscalizaram ainda 730 pontos de ônibus e 150 coletivos.
A operação seguirá até o final do Carnaval.