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sexta-feira 17 de fevereiro de 2023 às 13:41h

Prefeitura divulga balanço de fiscalizações e atendimentos do 1º dia do Carnaval de Salvador

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 255 vistorias ontem (16) nos circuitos oficiais do Carnaval (Dodô, Osmar, Batatinha e nos bairros) em atividades, balcões, bares, praticáveis, marquises, palcos, depósitos e em estabelecimentos diversos.

Nos estabelecimentos comerciais, foram emitidas 18 notificações e um auto de infração, este último para licenciamento da atividade. O órgão também fez nove abordagens a ambulantes e realizou 56 notificações especiais, entre as quais recomendação para que os trios não utilizem as serpentinas, atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de vidro.

Camarotes – Foram feitas 43 vistorias em camarotes, resultando em 14 notificações especiais e cinco notificações de praticáveis.

Publicidade – Ao todo, 95 vistorias foram realizadas para verificar as publicidades irregulares ao longo dos circuitos da folia. Uma notificação foi emitida e 700 panfletos foram apreendidos na Barra.

Bebidas – A Sedur também apreendeu 6.426 unidades de bebidas de marcas não oficiais e algumas em vasilhames de vidro. Um auto de infração foi emitido em Ondina devido ao comércio de refrigerante em lata de marca não autorizada.

Sonora – Ao todo, 139 vistorias sonoras foram feitas, seis notificações foram emitidas e o órgão recebeu oito denúncias. Foram registrados 33 monitoramentos de trio, dois monitoramentos de camarote e encerradas duas atividades sonoras. Nenhum equipamento sonoro foi apreendido.

Política para Mulheres – O Centro de Atenção à Mulher situado no Campo Grande não registrou atendimentos e ocorrências. Já a unidade da Barra contabilizou 39 atendimentos, entre eles 16 pelos assistentes sociais, 12 atendimentos de orientação jurídica e 11 atendimentos psicológicos. Também houve quatro ocorrências relatadas de assédio e importunação sexual.

Os cinco Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC) acolheram 200 crianças e adolescentes. O que registrou maior número de acolhimento foi o que está situado na Escola Casa da Amizade, em Ondina. São três pontos no Centro (Escola Ruy de Lima Maltez, Escola Paroquial de Santana e Escola Hildete Lomanto) e dois na Barra/Ondina (Escola Casa da Amizade e Escola Osvaldo Cruz).

Salvamento aquático – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) não registrou afogamentos. Os agentes atuaram em oito postos e realizaram 220 prevenções, entre as quais 205 reativas e 15 passivas.

Ordem Pública – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou 1.302 abordagens e orientações e apreendeu 2.871 mercadorias irregulares no Comércio ao longo dos circuitos da folia. Foram recolhidos 298 materiais perigosos, a exemplo de facão, espetinho, botijão, fogareiro e garrafas de vidro; 16 carrinhos diversos; 47 isopores; 2.497 bebidas diversas e 13 materiais diversos.

Promoção Social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) realizou 58 abordagens pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), 45 cadastros de crianças e adolescentes, 28 encaminhamentos para os Centros de Convivência e 22 encaminhamentos.

O órgão também fez 120 abordagens do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), cinco cadastros, três crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, seis encaminhamentos e cinco acolhimentos.

Catafolia – Os espaços de apoio aos catadores de recicláveis registraram 110 atendimentos. A Sempre disponibilizou dois espaços de apoio aos catadores de material reciclável no CAS Wilson Lins, em Ondina, e na Escola Permínio Leite, no bairro 2. Os espaços funcionam das 7h às 17h com banheiro químico, orientação sobre local para banho, entre outros serviços.

Camarotes acessíveis – Os camarotes acessíveis situados em Ondina receberam 124 pessoas, entre elas 61 idosos e 33 acompanhantes e 17 Pessoas com Deficiência e 13 acompanhantes.

Políticas contra as drogas – O Observatório em Políticas sobre Drogas realizou 116 observações e 13 entrevistas. Entre o público atendido, 42% foi feminino e 58% masculino. Entre as pessoas entrevistadas 67% se autodeclararam pretas, 32% pardas e 1% branca. Ao todo, 15% disseram usar drogas todos os dias e 85% não responderam. As drogas mais utilizadas são cigarro (56%) e álcool (44%).

Ouvidoria – A Ouvidoria registrou 166 solicitações, entre as quais 138 foram por dispositivo móvel e 28 pela Central Disque Salvador 156. Foram 103 informações/orientações (62%); 24 reclamações (14,5%); 13 solicitações (7,8%); 12 elogios (7,2%); 10 sugestões (6%) e 4 denúncias (2,4%).

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