A prefeitura de Salvador deve começar a conversar com os servidores municipais nesta quinta-feira (26) sobre um reajuste de salário e outras demandas dos trabalhadores.
A data base da categoria, ou seja, a data fixada para correções salariais e para a revisão das condições de trabalho, é o dia 1º de maio.
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), entidade que abarca o maior número de trabalhadores, encaminhou sua pauta de reivindicações ainda no final de março e será o primeiro a debater a sua proposta com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge). De acordo com o coordenador-geral do Sindseps, Bruno Carianha, o pedido inicial é de aumento salarial de 20% para os trabalhadores e se busca ainda um plano de carreira para guardas municipais, agentes da Transalvador e agentes de saúde.
Na avaliação de Carianha, a pauta de demandas foi “a mais enxuta possível”. “Esperamos que a prefeitura tenha uma resposta positiva”, comentou. Apesar das reivindicações terem sido passadas para a Semge ainda no fim de março, a indefinição sobre o futuro do prefeito ACM Neto acabou adiando as conversas.
“A gente estava em um processo de aguardar definições do ponto de vista da prefeitura”, admitiu o secretário Thiago Dantas. Ele preferiu ainda não adiantar se vai ser possível atender às demandas dos trabalhadores.
A Semge espera ter nesta quarta (25) a conclusão de estudos financeiros que devem determinar a viabilidade das reivindicações. Além da conversa com o Sindseps prevista para quinta, Dantas pretende marcar para os próximos dias reuniões com outras entidades que representam diferentes grupos de servidores municipais. “São pleitos de diversos sindicatos e cada um tem justificas razoáveis”, disse o secretário.
Por Guilherme Ferreira