segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Viúva de indigenista morto Bruno Pereira ganha cargo no governo Lula
quinta-feira 16 de fevereiro de 2023 às 20:14h

Viúva de indigenista morto Bruno Pereira ganha cargo no governo Lula

NOTÍCIAS


A antropóloga Beatriz de Almeida Matos vai chefiar a diretoria que cuida de povos indígenas isolados e de recente contato no Ministério dos Povos Indígenas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela é a viúva de Bruno Pereira, assassinado enquanto trabalhava com indígenas do Vale do Javari, na Amazônia, em junho de 2022. A região é considerada a com maior concentração de comunidades isoladas no mundo.

Professora da Faculdade de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, Beatriz tem experiência de trabalho e pesquisa na terra indígena do Vale do Javari. Ela tem mestrado e doutorado em antropologia social. A nomeação foi publicada na última terça-feira, 14, pela Casa Civil.

Nomeação de Beatriz Matos para o Ministério dos Povos Indígenas

Bruno Pereira foi morto enquanto realizava um trabalho voluntário de preparar indígenas para defender o próprio território. Ele era acompanhado pelo jornalista inglês Dom Phillips, também assassinado. A ação vinha contrariando interesses do crime organizado na região de tríplice fronteira por resultar em apreensões de itens retirados ilegalmente do território preservado. A Polícia Federal concluiu que o duplo homicídio foi praticado a mando de um estrangeiro acusado de liderar uma rede de pesca e exploração ilegais.

Desde que o duplo homicídio ganhou repercussão nacional, Beatriz tem participado de debates alertando para a escalada da criminalidade no Javari e lutando para que as mortes de Bruno e Dom não tenham sido em vão.

“É uma honra fazer parte desse ministério. Aceitei o desafio com esperança, alegria e saudade. Vou com ele e vários parceiros para fazermos o que sonhamos juntos”, comentou a antropóloga, nas redes sociais.

O casal veio morar em Brasília em 2018, quando Bruno Pereira assumiu a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na fundação desde 2010, ele vinha sofrendo perseguições internas por contrariar interesses de exploradores ilegais.

Veja também

Câmara de Salvador aprova orçamento de R$ 12,59 bilhões para 2025

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 foi aprovada pela Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!