O BRT de Salvador foi apresentado, na manhã da quinta-feira (16), a representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que veio à cidade conhecer de perto o equipamento. O BRT iniciou sua operação em setembro de 2022, ligando a estação Rodoviária ao Itaigara, e segue em obras no trecho que estende o modal até a Estação da Lapa.
A apresentação contou com a presença da coordenadora do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Motorizada e Ativa, ligada à Secretaria Nacional da Mobilidade Urbana, Amanda Carvalho; do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller; do diretor do BRT, Roberto Moussalem; além do superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, e do chefe da Casa Civil, Luiz Carreira.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto do BRT, o trecho que já está em operação, além dos próximos passos para o avanço das obras até a Estação da Lapa. Após a encontro, que ocorreu na sede da Semob, no Caminho das Árvores, o grupo saiu em um dos ônibus do BRT para uma visita de campo. O secretário Fabrizzio Muller apresentou à coordenadora do MDR o trecho em funcionamento e as estações, além de visitar o trecho em obras na Avenida Vasco da Gama.
“O BRT contou com parte de seu financiamento proveniente do Governo Federal. Portanto, estas visitas são importantes para mostrar que o financiamento foi revertido em melhorias na mobilidade da cidade e qualidade de vida da população”, destacou Muller.
Operação
Atualmente o BRT conta com cinco estações em operação, sendo elas Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara. A previsão é que a Estação Pituba seja entregue em março deste ano, nas imediações do Parque Júlio César, com trajeto estendido até a orla, na praça Nossa Senhora da Luz.
Em março também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários. A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, segue em obra, com previsão de entrega no final de 2023.