domingo 6 de outubro de 2024
Foto: Agência Petrobras Agência Petrobras/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Produção da Galp no Brasil é afetada por declínio de Tupi
quarta-feira 15 de fevereiro de 2023 às 15:50h

Produção da Galp no Brasil é afetada por declínio de Tupi

NOTÍCIAS


A Galp confirmou na Epbr, que Tupi – o maior campo de óleo e gás do Brasil – entrou em fase de declínio da produção e precisará receber mais investimentos de revitalização.

A portuguesa informou, esta semana, que, influenciada sobretudo pelo ativo, sua parcela de produção no Brasil vem caindo a uma taxa inferior a 5% ao ano.

A curva de produção da empresa deve se manter relativamente estável nos próximos anos, em cerca de 110 mil barris diários de óleo equivalente (boe/dia) entre 2023 e 2024. E só crescerá com a partida de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos, em 2025.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de Tupi caiu pelo segundo ano consecutivo em 2022. A média foi de 1,09 milhão de boe/dia no ano passado – queda de 6,2% sobre 2021 e um recuo de 10,3% na comparação com 2020, quando o ativo bateu seu recorde anual de produção.

Apesar da redução, o diretor de produção e operações da Galp, Thore Kristiansen, disse ser surpreendente que a produção de Lula/Iracema não esteja caindo num ritmo mais rápido.

“Vemos uma taxa de declínio abaixo de 5% ao ano. Ainda é um reservatório muito bom, mas atingiu o pico e há um declínio natural, e é isso que estamos tentando fatorar. Ainda são barris muito, muito lucrativos que estão saindo para a Galp no Brasil”, disse o executivo, na segunda-feira (13/2), durante conferência com analistas.

O consórcio, operado pela Petrobras, apresentou à ANP, em 2021, um novo plano de desenvolvimento para a área, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação do campo.

Em dezembro, ao comentar o novo plano de negócios da Petrobras, o diretor de exploração e produção da petroleira, Fernando Borges, disse que o novo plano ainda estava em discussão com a ANP e que o consórcio busca a extensão da concessão.

A mitigação do declínio de Tupi, segundo ele, passa por investimentos em integridade, intervenções submarinas e melhorias na injeção de água e gás, por exemplo.

Veja também

4,4 mil candidatos que se declararam negros voltam a se declarar brancos em 2024, quando verba para negros será menor

Quase 10 mil (9.899) candidatos das eleições de 2024 mudaram a raça declarada duas vezes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!