Para circular a salvo na fauna política dos nossos trópicos, é preciso compreender quem está no topo da cadeia alimentar. Reportagem de capa da nova edição da revista Crusoé, assinada por Claudio Dantas e Duda Teixeira, explica como Gilberto Kassab virou o principal conselheiro de Tarcísio de Freitas em São Paulo, emplacou três ministros no governo Lula e ainda reelegeu o presidente do Senado.
Uma segunda reportagem de capa, assinada por Rodrigo Oliveira e Wilson Lima, mostra como os ataques coordenados e virulentos de Lula e seus aliados ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, trouxeram à tona uma conhecida tática petista, a de fritar publicamente os seus desafetos até inviabilizá-los politicamente. Diante da ofensiva do Planalto, cabe ao Congresso atuar para proteger a economia.
Outra reportagem, assinada por Caio Mattos, aborda o encontro de Lula e Joe Biden e destaca como os Estados Unidos perderam o interesse em liderar a América Latina e o Brasil, que poderia assumir a dianteira, se perdeu por causa dos escândalos de corrupção, partidarismo ou puro desinteresse.