sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação Ford
Home / NOTÍCIAS / Ford F-150 chega ao Brasil com motor V8 do Mustang e mais de 400cv
sexta-feira 10 de fevereiro de 2023 às 13:24h

Ford F-150 chega ao Brasil com motor V8 do Mustang e mais de 400cv

NOTÍCIAS


Após mais de quatro décadas na liderança do mercado norte-americano (há 41 anos é o carro mais vendido localmente), a Ford F-150 debutou no Brasil acima da Maverick e da Ranger. Oferecida nas versões Lariat e Platinum (os preços não foram divulgados), ela concorre tanto com a Ram 1500 Rebel quanto com a Chevrolet Silverado, a qual chegará ainda neste ano.

Foto: Divulgação Ford

O visual imponente exibe os faróis/lanternas verticais, o capô elevado e as rodas de 20” com pneus Hankook de medidas 275/65. Ao aplicar uma estrutura de aço e liga de alumínio militar de alta resistência, a décima quarta geração do utilitário da Ford ficou 200 kg mais leve, assim como melhorou em 29% a rigidez frontal e 5,8% a torsional.

As grandes dimensões revelam 5,880 m de comprimento, 2,090 m de largura, 1,960 m de altura e espaçosos 3,675 m de entre-eixos – a Ford Ranger Limited, por exemplo, possui 5,354 m, 1,860 m, 1,848 e 3,220 m, respectivamente, para comparar.

Sala de estar

A Lariat e a Platinum se diferenciam pelas nuances dos acabamentos, sendo o exterior da primeira transmitindo uma pegada mais esportivada. E o mesmo ocorre no habitáculo, com a habitabilidade em preto/vermelho na Lariat e em tons terrosos na Platinum.

Luxuosa, oferta generosos bancos frontais com aquecimento/ventilação, o quadro de instrumentos totalmente digital de 12”, os pedais de freio/acelerador e a coluna de direção ajustáveis eletricamente e a F-150 inaugurou em nosso mercado o multimídia SYNC 4 com Android Auto/Apple CarPlay sem fio. O áudio assinado pela B&O é composto por oito alto-falantes na Lariat, enquanto são 16 na Platinum, com caixas de som integradas e escondidas nos encostos de cabeça dianteiros.

Outras particularidades estão no painel dividido e na alavanca seletora de marchas rebatível eletricamente abrindo espaço para uma mesinha. Quem viaja atrás dispõem de aquecimento no assento e muito espaço para as pernas/joelhos por conta dos 3,675 m de entre-eixos. Uma sala de estar sobre quatro rodas, sendo essa medida superior ao da Ram 1500 Rebel (3,672 m).

Igual a Ford Maverick, sob o assento traseiro há um espaço com divisórias para acomodar pequenos objetos. O diferencial entre elas está na possibilidade de ser trancado por chave na F-150. O interior ainda traz o teto solar panorâmico, as entradas USB-A/USB-C e tomadas de 110V.

A caçamba tem proteção Spray-In para evitar riscos ou arranhões e tem capacidade volumétrica de 1.370 litros e de carga de 728 kg (681 kg na Platinum) –  na Ram 1500 Rebel de 1.200 litros (mais 103,4 litros em cada compartimento lateral Ram Box) e 610 kg, na ordem. O acesso ao compartimento de cargas da Ford F-150 é auxiliado pela escada escondida na tampa da caçamba com apoio para as mãos.   

Oito cilindros em “V” e itens de segurança

Sob o capô, o propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado possui a mesma construção base do Mustang e vai atrelado ao câmbio automático de dez marchas para entregar 405 cv a 6.000 rpm de potência e torque de 556 Nm (56,7 kfm) a 4.250 rpm permitindo ir aos 100 km/h em 7,1 segundos. Na Ram 1500 Rebel, o V8 5.7 entrega 400 cv a 5.600 rpm e os mesmos 56,7 kgfm, só que na faixa de 3.950 rpm.

As suspensões frontais da Ford F-150 adotam uma arquitetura independente Double Wishbone e por feixe de molas na traseira ao passo que a tração possui os modos 4×2, 4x4H, 4x4L e 4x4A. Também há os modos de condução Eco, Normal, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento, Rebocar/Transportar, além do assistente Pro-Trailer capaz de auxiliar o condutor nas manobras com reboque.

Ford F-150 Platinum
Foto: Marcio Bruno (Divulgação Ford)

A Ford equipou a F-150 com um tanque estendido de 136 litros garantindo um alcance máximo de mais de 1.000 km. A picape possui sistema Start-Stop (desliga o motor durante breves paradas em prol da redução no consumo e na emissão de poluentes) e, segundo o fabricante, o consumo declarado é de 6,3 km/l na cidade e de 8,6 km/l na estrada. Lá fora, a variante elétrica Ford F-150 Lightning entrega 570 cv de potência e brutos 107,14 kgfm de torque indo aos 100 km/h em cinco segundos, enquanto o alcance é de até 514 km (EPA).

Ford F-150 Platinum
Foto: Marcio Bruno (Divulgação Ford)

Em segurança, o pacote oferta oito airbags (frontais, laterais, cortina e de joelhos), controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, assistente de manutenção/centralização em faixas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de pontos-cegos com cobertura do reboque, câmeras de 360º/iluminação 360º da mesma forma que os assistentes de manobras evasivas, de descida e de cruzamento.

Em breve, teremos a oportunidade de andar na novidade e fique ligado no site da Motor Show para conferir as nossas primeiras impressões.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!