A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, EUA, já tem peculiaridades, embora o encontro com Joe Biden – o principal motivo da viagem – ainda não tenha ocorrido. Segundo colunista do Metrópoles, uma das tradições de visitas de mandatários já foi quebrada: o embaixador do Brasil nos EUA não receberá o chefe do Executivo brasileiro.
Nestor Forster Jr. teria solicitado férias do cargo antes da ida de Lula para evitar encontro com o presidente. O diplomata foi indicado por Jair Bolsonaro em 2019 e era um forte nome para o cargo desde o começo da gestão presidencial 2019-2022.
Aliado do ex-presidente, Forster Jr. já concedeu a medalha da Ordem do Rio Branco para Olavo de Carvalho, outro aliado de Bolsonaro. Ele teria também sido o pivô do encontro do guru do bolsonarismo com Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores.
”Eu não sei se eu conheci outra pessoa tão generosa quanto o professor Olavo de Carvalho”, já declarou Forster Jr em entrevista.
No comando do Ministério das Relações Exteriores, Mauro Vieira determinou a retirada de Forster Júnior do cargo de embaixador na primeira semana da gestão de Lula em 2023. O embaixador também fazia a ponte da amizade de Donald Trump e Bolsonaro.