quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Fundação Dom Cabral (FDC) apresentou o estudo do Plano Estratégico Ferroviário da Bahia - Foto: CBPM
Home / DESTAQUE / Fundação Dom Cabral confirma que Bahia tem carga conforme Plano Estratégico Ferroviário
quinta-feira 9 de fevereiro de 2023 às 15:33h

Fundação Dom Cabral confirma que Bahia tem carga conforme Plano Estratégico Ferroviário

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Fundação Dom Cabral (FDC) apresentou na última quarta-feira (9) o estudo do Plano Estratégico Ferroviário da Bahia. O evento, promovido pela Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), representada pelo Conselho de Infraestrutura (COINFRA) e pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foi realizado no auditório do SENAI /CIMATEC e contou com a presença de secretários de estado, dirigentes de instituições públicas e privadas e especialista do setor.

Dentre os presentes, destacam-se o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, o futuro secretário de desenvolvimento economico, Ângelo Almeida, o secretário de planejamento, Cláudio Peixoto, o secretário de trabalho, emprego e renda, Davidson Magalhães, o vice-presidente da FIEB e presidente do COINFRA, Murilo Xavier. A apresentação foi realizada pelo diretor da FDC e coordenador do projeto, Paulo Resende, e pelos pesquisadores Bernardo Figueiredo e Ramon Victor César.

De acordo com o presidente da CBPM, o estudo é essencial para comprovar o potencial ferroviário da Bahia e consequentemente trazer mais desenvolvimento socioeconômico para o estado. “A Bahia precisa sair desse isolamento logístico. Somos o terceiro maior produtor de minérios do país e podemos ter resultados melhores, mas para isso, precisamos de um trem que funcione, para aumentar a competitividade dos nossos produtos e consequentemente gerar mais emprego e renda”, comenta Tramm.

Novos ramais e cargas

O estudo, contratado pela CBPM, teve início em junho de 2022 e apresenta o potencial de demanda por ferrovias no Estado da Bahia e como o estado pode acabar com o seu isolamento logístico. Na apresentação, algumas propostas foram realizadas, a exemplo da criação de novos ramais ferroviários e a implantação da carga geral. A modalidade permite o transporte de diversos tipos de mercadorias, a exemplo de produtos manufaturados, combustíveis, alimentos e bebidas processados e outros produtos com maior valor agregado.

Além da carga geral, a necessidade de construção e reforma da malha ferroviária existente em bitola larga (largura prevista para distanciar as faces interiores das cabeças dos trilhos) dos atuais 1 metro para 1,60 metros é de grande importância para que o estado siga o padrão que é utilizado em grande parte do país facilitando desta forma o deslocamento das cargas entre ramais ferroviários distintos.

Para o diretor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, um dos importantes impactos do estudo são as duas grandes redes que a Bahia terá para trabalhar. A partir de agora, ela tem a malha A e a B. A malha A tem uma possibilidade maior de inserção da Bahia no resto do Brasil, com isso a gente coloca a Bahia no grande jogo ferroviário brasileiro e a malha B integra o Norte e Noroeste da Bahia com os portos do estado, principalmente da região de Maragogipe. A Bahia tem duas opções e uma não elimina a outra e isso é muito importante, por que ela pode, por exemplo, num curto prazo participar dessa integração ou a uma integração de si mesma, sem que uma elimine a outra. É uma grande evolução, explica Resende.

Ele ainda ressalta que a Bahia precisa se atentar para o isolamento logístico que vive e os prejuízos causados por ele. “Eu enxergo no modal ferroviário um isolamento e isso faz com que a Bahia não se insira no que está acontecendo no resto do Brasil. Isso vai encarecer muito a logística do estado, porque você tem produtos típicos da ferrovia que vão precisar ser transportados de alguma maneira e aí vai ter que transportar de caminhão. É prejuízo não só para os caminhoneiros, como também para os ferroviários e para a população”, destaca Resende.

Importância do estudo para a Bahia

Uma infraestrutura logística eficiente é de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico, por possibilitar a criação de novos negócios, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de setores específicos à margem da linha férrea. Por esse motivo, o estudo é de grande importância para a Bahia.

“Várias empresas têm deixado de se instalar aqui no estado por melhores condições em outros estados, então se começarmos a diminuir e mitigar os problemas, a gente vai com certeza atingir uma maior atratividade da Bahia”, enfatiza o vice-presidente da FIEB e presidente do COINFRA, Murilo Xavier.

Comprometido em mudar essa situação, o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, reiterou apoio à iniciativa conjunta com a CBPM, e classificou o momento como oportuno. “Eu gostaria aqui de consignar o apoio irrestrito da Seplan em um momento importante onde estamos discutindo e fazendo a revisão do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), o nosso plano de desenvolvimento estratégico, que servirá de base na construção do nosso Plano Plurianual (PPA) 2023-2027. Nós temos alinhamento político, as condições são favoráveis e eu tenho certeza que muito em breve este projeto estará no cenário nacional com grandes repercussões”, destaca.

Apoio também compartilhado pelo futuro secretário da SDE, ngelo Almeida, que enfatizou o novo momento geopolitico. “A Bahia está bem posicionada para este momento. Vamos lutar aqui para poder sensibilizar o senador Wagner da importância e da urgência de tratar esse tema e daremos um salto qualitativo e quantitativo nas discussões do que está sendo pleiteado aqui”, destacou ngelo.

A iniciativa foi também bastante elogiada pelo secretário de trabalho emprego e renda, Davidson Magalhães que também considera a logística essencial para o desenvolvimento do estado. “Esse debate é super importante, pois, quando você vai para o mercado de trabalho, você vê a fragilidade do mercado de trabalho baiano, temos que mudar a nossa matriz econômica, por isso, a superação do gargalo logístico é muito importante. Temos que acelerar esse debate dentro do governo”, pontua.

Veja também

Marinha envia mergulhadores para buscar vítimas de queda de ponte

Mergulhadores da Marinha do Brasil chegaram ao local do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!