segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Coletiva do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA/Arquivo
Home / DESTAQUE / Presidente da AL-BA acredita que vai avançar a construção da ponte Salvador-Itaparica
sexta-feira 3 de fevereiro de 2023 às 19:50h

Presidente da AL-BA acredita que vai avançar a construção da ponte Salvador-Itaparica

DESTAQUE, NOTÍCIAS, PONTE SALVADOR-ITAPARICA


“Com Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República do Brasil, a construção da Ponte Salvador/Itaparica deve sair do papel e avançar nos próximos anos”. A declaração foi dada, em entrevista coletiva à imprensa, pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), deputado Adolfo Menezes, que acredita na realização desta grande obra, já que agora a Bahia terá o apoio do Governo Federal. “O ex-governador Rui Costa passou toda a sua administração, principalmente nos últimos quatro anos, sem contar com a ajuda do ex-presidente Bolsonaro, que retaliou o Estado e conduziu o país propagando raiva e ódio em praticamente metade da população, resultando no bárbaro ataque aos Três Poderes no dia 8 de janeiro, envergonhando a todos nós”, afirmou.

O chefe do Parlamento baiano lembrou que, junto com o Piauí, a Bahia foi o Estado que deu a maior votação ao presidente Lula no 2º turno da eleição do ano passado. Por este motivo, e sempre ressaltando a parceria do líder do governo do Senado, Jaques Wagner (PT) e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), Adolfo Menezes considera que o “atual chefe da nação é devedor da Bahia”. Apesar de ser uma obra cara, estimada em quase 6 bilhões de dólares, o presidente da Casa Legislativa está convencido de que o Estado tem capacidade de construir o equipamento de extrema necessidade para abrir outros vetores de desenvolvimento. “A gente tem que pensar grande. Eu fico brincando que a China faz, todo mês, uma ponte dessa e aqui muitos baianos ficam com a síndrome de inferioridade, achando que é impossível. Eu espero que a Ponte Salvador/Itaparica, com 12,4 km de extensão, seja concluída ainda nesta gestão do presidente Lula”, acrescentou o pessedista.

Ao iniciar os trabalhos da 20ª Legislatura, o presidente da ALBA agradeceu a expressiva votação dos pares, que o reconduziram, com 61 votos, ao comando do Parlamento para o biênio 2023/2025. Ele salientou que o apoio recebido dos colegas de diversos pensamentos ideológicos e de diferentes grupos políticos só faz aumentar a sua responsabilidade para com a Casa das Leis e também com os 15 milhões de baianos. Sobre a relação com o novo Governo da Bahia, Adolfo Menezes frisou que este projeto de administração foi iniciado há 16 anos com Wagner, teve sequência com Rui e agora continua com Jerônimo Rodrigues, que terá toda a independência para trabalhar, “mas, como é o mesmo time, não tenho dúvidas de que na hora que precisar ele vai ouvir esses dois gestores experientes que já administraram este importante estado do Brasil”.

O presidente da ALBA informou aos jornalistas e fotógrafos que na próxima semana já devem acontecer normalmente as sessões ordinárias no Plenário Orlando Spínola, bem como as instalações das comissões permanentes e temporárias, quando a Casa deverá começar as votações. O político garantiu que o chefe do Executivo estadual ainda não enviou nenhum projeto de lei para a Assembleia, avaliou que o funcionamento pleno das atividades só vai de fato acontecer mesmo depois do carnaval e também falou sobre a possível indicação de Aline Peixoto, ex-primeira-dama da Bahia, para a vaga de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios. “Vocês, da mídia, falam no deputado estadual Fabrício Falcão (PC do B), no ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), no ex-deputado estadual Tom Araújo (UB). Isso é um direito de cada um postular o cargo. Cabe a mim, como presidente, apenas colocar em votação. Desconheço qualquer articulação por algum nome. Até agora, ninguém me falou absolutamente nada sobre qualquer indicação”, assegurou.

Outro assunto abordado na coletiva foi a renovação de quase 40% na ALBA, ocorrida nesta legislatura, que trouxe novos 25 deputados escolhidos pelos eleitores. De acordo com o presidente Adolfo, os deputados que chegam em 2023 e os antigos legisladores podem contar com um trabalho pautado pela confiança, sua palavra acima de tudo, e correção, com uma administração sempre tentando enxugar gastos. “Não acho justo que, em um país com 34 milhões de irmãos e irmãs nossos passando fome, setores públicos federais, estaduais e municipais praticamente jogando dinheiro fora”, acrescentou o chefe do Legislativo, destacando que tem limites a cumprir, pois deve obediência ao que determina a legislação. “Na última quinta-feira (2) mesmo, recebemos uma carreta carregada de placas solares para instalar na Casa. Confiamos que, através da energia renovável mais barata, vamos economizar mais recursos”, finalizou o presidente.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!