O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito, na noite desta quarta-feira (1º), presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. Presidente da Casa desde 2021, Lira continuará a frente da Casa até o ano de 2025.
Em votação secreta e eletrônica, Lira foi reconduzido ao cargo com 464 votos, contra os y votos recebidos pelo 2º colocado e principal opositor na disputa, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Marcel Van Hattem (NOVO-RS) foi o terceiro mais votado, com z votos.
A votação de Arthur Lira superou o recorde de 434 votos dos 513 possíveis estabelecido nas vitórias de Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e João Paulo Cunha (PT-SP), nos anos de 1991 e 2003, respectivamente.
A recondução do presidente da Câmara contou com o apoio de um bloco formado por 19 dos 22 partidos políticos representados na Casa, incluindo o PT – partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – e o PL – partido do ex-presidente Jair Bolsonaro -. Apenas três partidos – PSOL, Rede e Novo – ficaram de fora do bloco.