Com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a boa relação institucional existente entre os dois órgãos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, teve um encontro com a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli Loi, na última semana, quando houve a reafirmação do interesse de ambos, dentro das atribuições de cada uma das instituições, em procurar fazer com que os gestores públicos possam trabalhar cada vez melhor na defesa dos interesses da sociedade baiana.
A titular da PGE observou que a visita ao Tribunal de Contas é um reconhecimento à importância que tem o TCE/BA para a Bahia e complementou: “Existe já uma forte relação institucional entre os dois órgãos, a qual nós pretendemos manter, tendo em vista diversas finalidades essenciais, seja para uma atuação conjunta, ou troca de informações e também de conhecimento. O fundamental é que esta atuação repercuta para a melhoria da administração pública, em busca de mais eficiência e de como poderemos ser sempre melhores para a população”.
O conselheiro Marcus Presidio qualificou como de fundamental importância a visita da procuradora-geral do Estado e fez questão de destacar sua satisfação pela oportunidade do encontro. O presidente do TCE/BA lembrou ser a primeira visita da titular da PGE ao Tribunal de Contas, desde que ela tomou posse, e garantiu que a intenção de ambos é dar continuidade à parceria institucional entre o TCE e a PGE, “obviamente mantendo a independência das instituições e de suas atribuições, acima de qualquer coisa”.
Ele ainda acrescentou que o TCE, como órgão que busca proteger a sociedade e defender a aplicação das leis que precisam ser cumpridas pelo estado, deve mesmo atuar em parceria com a PGE, visando preservar o interesse público acima de tudo. “Este é o propósito que guia, como Corte de Contas, as nossas decisões e também a atuação por meio de nossas auditorias”. E concluiu: “O TCE vê, portanto, com muita satisfação a visita da doutora Bárbara neste início de ano de 2023, que é, também, o início da gestão do novo governador. O Tribunal está pronto, atento para alcançar seus objetivos e está abrindo suas portas para que os gestores públicos possam ter uma melhor capacitação de modo que trabalhem da forma mais eficiente e eficaz para a sociedade baiana”.