segunda-feira 8 de julho de 2024
Foto: Alexander Alabin
Home / Mundo / MUNDO / Cidade de Odessa, na Ucrânia, nomeada Patrimônio Mundial da Unesco
quinta-feira 26 de janeiro de 2023 às 19:16h

Cidade de Odessa, na Ucrânia, nomeada Patrimônio Mundial da Unesco

MUNDO, NOTÍCIAS


A Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou nesta quarta-feira a inscrição do centro histórico de Odessa, na Ucrânia, na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.

A decisão do painel de especialistas, em Paris, permitirá proteger o patrimônio cultural da cidade ameaçada desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro. A medida permite o acesso à ajuda financeira e técnica internacionais.

Exame da candidatura

O Comitê do Patrimônio Mundial utilizou um procedimento de emergência previsto nas Diretrizes Operacionais da Convenção do Patrimônio Mundial para tomar a decisão.

A agência declara que, no ano passado, juntou especialistas internacionais a uma equipe técnica ucraniana para preparar a indicação, com o apoio da Itália e da Grécia.

Em outubro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, oficializou a proposta num discurso online para a Unesco. A candidatura foi examinada antes da revisão final pelo Comitê do Patrimônio Mundial, em sessão extraordinária em Paris.

Odessa, a cidade portuária do Mar Negro passa agora a duas relações: a de patrimônio mundial e a de patrimônio em perigo. Nos últimos meses, os processos ocorreram em paralelo à inscrição do Centro Histórico de Odessa na Lista do Patrimônio Mundial.

Reparo aos danos

O reparo aos danos causados ao Museu de Belas Artes de Odessa e ao Museu de Arte Moderna da cidade acontece desde o início da guerra.

A Unesco também forneceu equipamentos para a digitalização de cerca de mil obras de arte e do acervo documental do Arquivo do Estado de Odessa, além de equipamentos para proteger edifícios e obras de arte ao ar livre.

Numa outra decisão, o Comitê de especialistas também adicionou à Lista do Patrimônio Mundial e à Lista do Patrimônio Mundial em Perigo a Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli, no norte do Líbano.

O local foi construído em 1962 pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer sobre um terreno de 70 hectares, situado entre o centro histórico de Trípoli e o porto Al Mina. O estado de conservação é considerado alarmante e carecendo de fundos para manter a integridade do complexo.

Procedimento de emergência
Do Iêmen, passa a constar na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo os marcos do Antigo Reino de Sabá, em Marib.

Sete sítios arqueológicos são distinguidos pelas características arquitetônicas, estéticas e tecnológicas, desde o 1º milênio a.C. até a chegada do Islã por volta do ano 630 d.C.

O argumento do Comitê do Patrimônio Mundial para considerar no procedimento de emergência é a exposição do local às ameaças de destruição devido ao conflito em território iemenita.

Veja também

Dezesseis ficam feridos em acidente com ônibus que levava pacientes de Jequié para Salvador

Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas em um acidente com um ônibus que levava pacientes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!