domingo 12 de maio de 2024
Transição. Flávio Dino é o principal nome cotado para assumir o Ministério da Justiça e defende modelo unificado Marcos Corrêa/PR
Home / JUSTIÇA / Ministério da Justiça cria força tarefa para agilizar concessão para refugiados
segunda-feira 23 de janeiro de 2023 às 19:10h

Ministério da Justiça cria força tarefa para agilizar concessão para refugiados

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta segunda-feira (23) conforme o Broadcast/Estadão uma força-tarefa para agilizar a concessão de refúgio a pessoas afrodescendentes. Ele destacou que há uma “dimensão racista” na demora de atendimento a essas pessoas: “Há dezenas de milhares de pedidos represados no Ministério da Justiça”.

Ao lado da presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Sheila de Carvalho, Dino também anunciou a criação de um grupo de trabalho para estabelecer a “Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia” e regulamentar a Lei de Migração de 2017, com ênfase na prevenção à violência.

O Ministério da Justiça ainda criará o “Observatório Moïse Kabagambe”, relativo à violência contra refugiados no Brasil. O nome é uma homenagem ao congolês assassinado há um ano no quiosque onde trabalhava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A família de Moïse estava presente no evento de lançamento das medidas, que fazem parte do Programa de Atenção e Aceleração de Políticas de Refúgio para Pessoas Afrodescendentes.

Veja também

Militares de Israel ordenam nova evacuação em Rafah

Região de Gaza que concentra centenas de milhares de refugiados foi novamente alvo de bombardeios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas