segunda-feira 25 de novembro de 2024
O ministro do Supremo, Alexandre de Moraes Carlos Moura/SCO/STF
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaristas entram com pedidos de impeachment contra Moraes no Senado
segunda-feira 23 de janeiro de 2023 às 08:35h

Bolsonaristas entram com pedidos de impeachment contra Moraes no Senado

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Dois pedidos foram protocolados no Senado em pouco mais de 20 dias de 2023. Na documentação, os bolsonaristas dizem que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desrespeitou a lei.

Moraes foi um dos principais alvos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No período de campanha eleitoral, Bolsonaro subiu o tom e o acusou de cometer um crime.

O primeiro pedido de impeachment contra Moraes foi protocolado em 5 de janeiro por seis advogados bolsonaristas. Eles dizem que a atuação de Moraes pode configurar crime de responsabilidade.

No documento, eles citam o bloqueio de contas de empresários de Mato Grosso em novembro de 2022. Eles são suspeitos de financiar atos golpistas.

Para os advogados, “trata-se —em tese —de tratamento desumano, degradante a quebra de sigilo bancário e telemático e o bloqueio de contas bancárias sem fundamento dentro da Constituição Federal, pois fere direitos e garantias fundamentais de aplicação imediata”.

Eles também dizem que Moraes cerceia a liberdade de expressão. “Diversos brasileiros, ao escreverem em suas redes sociais seus pensamentos, tiveram em suas residências visitas de Policiais Federais, a mando do denunciado”.

O segundo pedido de impeachment foi protocolado em 9 de janeiro e diz que Moraes também cometeu “abuso de autoridade”. O documento é assinado por Robert Petty, que chegou a ser candidato a vereador de Xangri-lá (RS) em 2020, pelo PSD.

Veja também

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro, mostra pesquisa

As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!