Um relatório da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostrou que o ano de 2022 trouxe recordes no Brasil: foram 49.245 unidades emplacadas dos modelos plug-in (híbridos ou 100% elétricos). Assim, a frota de elétricos nas ruas chegou a 126.504 veículos. As informações são do IstoÉ.
Os modelos BEV – veículos leves 100% elétricos – tiveram aumento de 197% em comparação com a produção de 2021. Em 2022, foram 8.458 unidades emplacadas. Em comparação com 2020, a diferença fica ainda maior, já que a produção naquele ano foi de 801 unidades (crescimento foi de 956%).
“Esses números indicam que a tecnologia 100% elétrica vem aumentando muito sua participação no mercado e cada vez mais ganhando consumidores ávidos por um transporte não poluente e sustentável”, argumenta o relatório da ABVE.
Já os veículos PHEV (elétricos híbridos plug-in) chegaram à marca de 10.348 unidades emplacadas no ano, com aumento de 20,4% sobre 2021 (8.595 unidades).
De acordo com estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE, existem cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo país e a tendência para 2023 é que este número cresça ainda mais, podendo chegar a 10 mil até 2025.
Balanço
Dos 128 modelos de veículos leves eletrificados emplacados no Brasil em 2022, 44,5% são BEV (57 modelos), comercializados por 27 montadoras, e 28% são PHEV (36 modelos), comercializados por 21 montadoras.
Os números indicam que 72,6% dos modelos emplacados no Brasil são veículos elétricos plug-in, seguindo a tendência da Europa e China. Ao longo de 2022, a Volvo, BMW e CAOA Chery foram as montadoras que mais se destacaram nas vendas dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) no Brasil