sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Planalto barra nomeação de médica por postagem a favor da Lava Jato
quarta-feira 11 de janeiro de 2023 às 15:59h

Planalto barra nomeação de médica por postagem a favor da Lava Jato

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


Uma das maiores referências em vacinação do País, a pediatra Ana Goretti Kalume Maranhão foi barrada pelo Palácio do Planalto de acordo com  Julia Affonso, do Estadão, para chefiar o recém-criado Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde. O veto foi feito pela Casa Civil, pasta que dá a última decisão sobre escolhas para cargos comissionados. O ministério alegou que ela fez postagens com críticas ao PT e em defesa da Operação Lava Jato. Isso configuraria uma “restrição partidária”.

O Estadão ouviu profissionais da área de imunização que classificaram o veto como grave. A bióloga Natalia Pasternak, doutora em microbiologia pela USP e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), contou que soube do fato por meio de colegas da área. Segundo ela, a sensação é “de grande surpresa”, pois a nomeação havia sido “muito celebrada”.

Pasternak lembrou que as rixas do PT com Geraldo Alckmin, Simone Tebet e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foram resolvidas. “É só no primeiro escalão? Na parte técnica vai ter picuinha política? Não pode ser”, disse. “Espero realmente que eles reconsiderem. O PNI (Programa Nacional de Imunização) precisa de uma pessoa forte, comprometida e que conhece bem a estrutura. Essa pessoa é a Ana, a gente não tem dúvidas.”

Durante a transição, Pasternak se reuniu com a equipe do governo Lula e foi uma das defensoras da criação de um Departamento de Imunizações no Ministério da Saúde. A presidente do IQC afirmou que o veto “não têm absolutamente cabimento dentro do governo que o presidente Lula se propôs a fazer com tantos aliados que no passado criticaram fortemente o PT”.

“(Ana é) pessoa certa no lugar certo, na hora certa. É uma funcionária de carreira, com muita experiência de PNI, uma qualificação impecável. Sinceramente, ninguém entendeu”, disse. “É a pessoa mais indicada para estar à frente (do departamento).”

A médica compartilhou, em 2016, uma notícia a respeito do bloqueio que o então juiz Sérgio Moro havia determinado sobre a aposentadoria de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!