segunda-feira 25 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Saiba quem são os ministros de Lula que mais ganharam seguidores no Facebook e Instagram
quinta-feira 5 de janeiro de 2023 às 12:02h

Saiba quem são os ministros de Lula que mais ganharam seguidores no Facebook e Instagram

NOTÍCIAS


Desde o dia 29 de dezembro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou todos os seus ministros, foi o titular da pasta de Direitos Humanos, Silvio Almeida, quem mais ganhou seguidores entre os escolhidos para a Esplanada. No Instagram e Facebook, redes sociais mais usadas no país, já são 182 mil perfis a mais interessados em acompanhar suas postagens.

Os dados foram levantados pelo jornal O Globo  a partir do CrowdTangle, plataforma de monitoramento de métricas da Meta, empresa controladora das duas redes. É também de Almeida a postagem com maior impacto nas plataformas desde a posse: uma reprodução de sua nomeação para o cargo recebeu, ao todo, 141 mil curtidas no Instagram.

Total de novos seguidores dos ministros — Foto: Arte / O Globo

Como publicou o jornal O Globo, o discurso de posse de Silvio Almeida teve ampla repercussão nas redes sociais. Em sua fala, o novo ministro enumerou um amplo espectro de minorias da sociedade brasileira, negros, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ — de gays e ao intersexo —, mulheres, idosos e anistiados políticos, famintos e sem-teto.

— Todas e todos que têm seus direitos violados, vocês existem e são valiosos para nós — disse na ocasião.

Ao todo, 26 dos 37 ministros têm conta pública e ativa no Facebook e 30 contam com perfil no Instagram. Somados, os novos ministros ganharam pouco mais de 595 mil seguidores desde o fim de dezembro apenas nessas duas plataformas.

Completam o ranking dos que mais conquistaram apoiadores virtuais Anielle Franco (48 mil), do Ministério da Igualdade Racial e irmã da ex-vereadora Marielle Franco, e Nísia Trindade (44,8 mil), que comanda a Saúde. Em seguida, estão Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Simone Tebet, do Planejamento. Ambas somaram pouco mais de 40 mil novos seguidores no período. Já o presidente Lula passou a contar com mais 351 mil perfis interessados em acompanhar suas redes.

Considerando o total de seguidores, é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quem tem o maior perfil. São pouco mais de 4 milhões no Facebook e Instagram. Já Marina Silva, do Meio Ambiente, fica na segunda posição, com 2,7 milhões de seguidores nas duas redes.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!