Embora o União Brasil tenha emplacado três ministros no governo Lula, o presidente da República foi aconselhado a atrair para a base o líder do partido na Câmara, o deputado pela Bahia, Elmar Nascimento.
A avaliação de petistas é de que, diante da forte influência do líder sobre a bancada, Lula só poderá contar com a maioria dos votos dos deputados do União Brasil se tiver Elmar como aliado.
Para atrair o líder do União Brasil, aliados de Lula defendem que o governo mantenha o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com um aliado de Elmar.
Hoje, o atual diretor-presidente do órgão, Marcelo Andrade Moreira Pinto, foi indicado pelo líder do União Brasil. A indicação foi feita ainda na gestão de Jair Bolsonaro.
Preterido
Elmar Nascimento queria ser ministro de Lula, mas acabou vetado por petistas na divisão de ministérios em razão das críticas que fez ao presidente no passado.
A preocupação de lideranças petistas de é que, mesmo com as três indicações para ministérios, o União Brasil não consiga entregar a maioria dos votos na Câmara para aprovar as pautas de interesse de Lula.
Como noticiou a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, o presidente do partido, Luciano Bivar, vai convocar uma reunião com deputados e senadores eleitos pela sigla para decidir se a legenda será base ou ficará “independente” no Congresso.