Durante os próximos quatro anos, mais de 800 promessas feitas pelos governadores e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022 vão ser acompanhadas de perto por equipes de reportagem do g1 de todo o Brasil.
São compromissos feitos pelos então candidatos em entrevistas, debates, programas de governo entregues ao TSE e agendas eleitorais sobre diversos temas: economia, educação, saúde, segurança pública, entre outros.
O g1 levantou tudo o que foi prometido durante a campanha e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.
Ao longo dos próximos quatro anos, balanços dos andamentos destas promessas serão publicadas pelo g1 para que o eleitor consiga acompanhar de perto o comprometimento dos governos diante dos compromissos feitos durante as eleições.
Temas das promessas
No total, o g1 vai acompanhar o andamento de 817 promessas dos governadores brasileiros. Os principais temas são educação e cultura, saúde e infraestrutura (que envolve obras de rodovias, barragens, pontes, entre outras).
Já os temas com menos compromissos são esporte, habitação e turismo.
Em relação ao governo federal, o g1 vai acompanhar 39 promessas feitas por Lula em entrevistas, documentos e agendas de campanha. Os principais temas são economia e administração. Já os temas com menos promessas são esporte, infraestrutura, meio ambiente e transparência.
Metodologia do projeto
Além dos governadores e do presidente, o projeto também monitora o andamento dos compromissos feitos pelos prefeitos das capitais brasileiras. O último balanço foi publicado em janeiro de 2022, com um ano de governo dos prefeitos.
O g1 acompanha durante os quatro anos de mandato os cumprimentos das promessas de campanha dos políticos. As equipes de reportagem levantam tudo que pode ser cobrado e medido. Isso quer dizer que compromissos muito genéricos ou que não podem ser medidos de forma objetiva não são considerados no projeto.
Por conta desta metodologia, não é possível comparar a quantidade e o andamento dos compromissos feitos pelos então candidatos.
Quais são os critérios para medir as promessas?
- Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento
- Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências
- Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências
Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. Se a promessa é inaugurar 10 km de uma rodovia e 5 km já foram entregues à população, o status é “em parte”.