O colunista do UOL José Roberto de Toledo opinou neste domingo (1º) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, só virou “Xandão” em razão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Moraes é chamado de “Xandão”, no sentido pejorativo, por apoiadores de Bolsonaro, que ofendem o ministro por atuar em ações contra o ex-presidente e seus aliados. O próprio ex-chefe do Executivo chamou o ministro de “canalha” em setembro de 2021.
Hoje, porém, Moraes foi aplaudido e recebeu gritos de apoio do público presente na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ministros do STF, em especial Moraes, também foram aplaudidos por autoridades e convidados do Palácio no Planalto, antes da chegada de Lula.
O Bolsonaro criou as condições para o Alexandre de Moraes virar Xandão. Se não existisse Bolsonaro, não haveria Xandão. Porque ele teve que assumir papéis que não cabem a um ministro do Supremo e a um presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que era investigar. Ele criou uma força-tarefa investigatória dentro das instituições que teoricamente deveriam julgar e não investigar.”José Roberto de Toledo
Para o jornalista, com a volta à normalidade, o ministro voltará a ser ele mesmo.
Alexandre de Moraes volta a ser Alexandre de Moraes, deixa de ser Xandão e vai ser ministro do Supremo e mais um presidente do Tribunal Superior Eleitoral.”
Toledo disse achar que a relação entre Lula e o STF será “civilizada” e destacou que o novo presidente deve ter a maioria de votos na Suprema Corte.