A Câmara Municipal de Salvador (CMS) iniciará nesta segunda-feira (4) o período legislativo do biênio 2019/2020, em sessão no Plenário Cosme de Farias, às 9h30, que marcará a abertura dos trabalhos sob a gestão do presidente Geraldo Júnior (SD). A nova etapa também marca o encerramento de mandato de quatro vereadores, eleitos deputados. As renúncias foram protocoladas e publicadas no Diário Oficial do Legislativo (DOL) desta quinta-feira (31). Os suplentes assumem os postos de efetivos, no Salão Nobre, antes do início da sessão.
Ex-presidente da Casa, o vereador Leo Prates (DEM) deixa o Legislativo soteropolitano para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Assume em definitivo o posto deixado por ele na CMS o suplente Vado Malassombrado (DEM). Também eleito deputado estadual, o vereador Paulo Câmara (PSDB) será substituído por Atanázio Júlio (PSDB), veterano no Legislativo municipal.
Outro vereador que migra para a Casa Legislativa estadual é Hilton Coelho (PSOL). A legenda passa a ser representada na Câmara de Salvador por Marcos Mendes.
Eleito deputado federal pelo PHS, o vereador Igor Kannário seguirá para Brasília e será substituído por Fábio Souza (PHS).
Executivo municipal
Além dos vereadores que encerram mandato na Câmara de Salvador, outros seguem escalados para servir a cidade através do Executivo municipal. Com a efetivação de Vado na CMS, o vereador licenciado e secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco (DEM), terá Demétrio Oliveira (DEM) como suplente.
Escolhida para gerir a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPM), a vereadora Rogéria Santos (PRB) será substituída pelo suplente Alex Mini (PTN), por conta da coligação partidária (A Voz da Cidade – PRB/PTN).