Os eleitores e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegam à Esplanada dos Ministérios horas antes da cerimônia da posse, marcada para a tarde deste domingo (1º). Na fila que dá acesso à Praça dos Três Poderes, eleitores de Lula gritam segundo Rafaela Martins, do Correio Braziliense, palavras em homenagem a Lula.
“Lula, guerreiro do povo brasileiro” e “o papai voltou” eram alguns dos cantos escutados. Diversas barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal separam os eleitores do local do evento. Mesmo assim, o público segue animado.
Cláudio Amorim, 43 anos, veio de Vitória (ES) com a esposa Ana Pinheiro, 40, para celebrar a democracia. “Para nós ,isso é um marco histórico. Antes de encerrar o segundo turno, eu comprei nossas passagens. A gente tinha que vir para Brasília. Esse momento é uma virada de chave”, declarou Cláudio.
Em pé e aguardando há duas horas, o casal não tem pretensão de ir embora sem ver o presidente Lula. “Confesso que meu marido está mais animado do que eu, mas sigo feliz porque nossas esperanças foram renovadas. Temos muito trabalho pela frente, mas o sentimento de alívio é muito bom”, falou Ana.