sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Congresso dos EUA divulga declarações de imposto de Trump
domingo 1 de janeiro de 2023 às 09:40h

Congresso dos EUA divulga declarações de imposto de Trump

MUNDO, NOTÍCIAS


O Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira (30) arquivos referentes às declarações fiscais do ex-presidente dos EUA Donald Trump. Os documentos correspondem ao período de 2015 a 2020.

O relatório do Comitê Conjunto de Tributação, de 15 de novembro de 2022, afirma que Trump não pagou imposto de renda federal em 2020.

Segundo os dados divulgados, Trump tem contas bancárias na China, na Irlanda e no Reino Unido.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (30), o deputado democrata Don Beyer, integrante do Comitê de Meios e Recursos da Câmara dos EUA, afirmou que os materiais foram “obtidos legalmente” por meio da “execução de impostos do IRS, incluindo o programa de auditoria presidencial”.

Em mensagem publicada pela emissora CBS, Trump afirmou que “as declarações de impostos mostram mais uma vez como tenho sido orgulhosamente bem-sucedido e como fui capaz de usar a depreciação e outras deduções fiscais como incentivo para criar milhares de empregos e estruturas e negócios magníficos”.

A divulgação dos dados é realizada depois de Trump se recusar a fornecer as informações das declarações do imposto de renda. A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou em 22 de novembro que o Comitê da Câmara dos Representantes tivesse acesso às declarações fiscais do ex-presidente.

Donald Trump é investigado por fraude financeira e tentou manter seus registros de impostos sob sigilo enquanto exercia o cargo de presidente. Segundo o jornal The New York Times de 2018, Trump teria sido o principal agente em um esquema de desvios tributários durante a década de 1990. As fraudes teriam acrescentado pelo menos US$ 413 milhões –na cotação de 2018– à fortuna do presidente norte-americano.

Apesar de a lei federal dos EUA determinar que as declarações fiscais são confidenciais, o presidente da Comissão de Assuntos Tributários da Câmara pode solicitá-las ao Departamento do Tesouro. O comitê tributário do Senado também tem esse poder.

Veja também

Indiciamento pode prolongar inelegibilidade de Bolsonaro, diz jornal

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por crimes de tentativa de golpe de Estado, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!