sexta-feira 22 de novembro de 2024
Simone Tebet e Luiz Inacio Lula da Silva Andre Penner/AP
Home / DESTAQUE / Tebet se encontra com Lula e tem o nome confirmado no Ministério do Planejamento
quarta-feira 28 de dezembro de 2022 às 05:27h

Tebet se encontra com Lula e tem o nome confirmado no Ministério do Planejamento

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Após uma conversa de cerca de 20 minutos com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta última terça-feira (27), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) teve o nome confirmado segundo Bruno Góes e Alice Cravo, do O Globo, como futura ministra do Planejamento. A escolha põe fim a um dos principais entraves da montagem da futura equipe do governo, que era o papel de Tebet no novo governo.

Terceira colocada na disputa presidencial, a emedebista se empenhou na campanha de Lula no segundo turno, representando um símbolo da frente ampla que o petista montou para derrotar Jair Bolsonaro (PL). Até quinta-feira (29), Lula deve anunciar os 16 ministros restantes de seu governo, incluindo Tebet.

Segundo aliados da parlamentar, a reunião com Lula foi “boa” e serviu para definir os últimos detalhes sobre o posto que Tebet vai assumir.

Como antecipou a colunista Miriam Leitão, a expectativa do MDB era que a senadora pudesse ter o controle do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), a secretaria de coordenação das estatais, incluindo os bancos públicos, o que fortaleceria o planejamento de políticas públicas, além do IBGE e do Ipea.

Tebet, porém, não terá uma pasta turbinada como a sigla desejava. Os bancos não estarão sob o guarda-chuva da pasta. Além disso, o PPI deverá ter “uma gestão compartilhada” com a Casa Civil, que será ocupada por Rui Costa.

Mais cedo, o futuro ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já havia sinalizado que o PPI não seria tocado pelo Planejamento. Aliados do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também previam um desenho da estrutura do ministério sem o programa.

— Organograma tem secretarias. Estruturas como o IBGE e IPEA já existem na estrutura. O conjunto dos projetos prioritários do governo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, outras marcas que vão existir, inclusive o PPI, são projetos coordenados e monitorados pela Casa Civil. O planejamento participa do comitê gestor coordenado pela Casa Civil. Não tem mudança nem confirmação de estrutura. Tem a estrutura já proposta pela equipe de transição — disse Padilha.

Após a reunião de Lula com Tebet, o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), disse que Tebet estava feliz por assumir “função muito relevante”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!