Com a chegada das festas de final de ano, surge também a preocupação com os acidentes de trânsito, seja devido ao abuso da velocidade, ou pela mistura inadequada de bebidas alcoólicas e direção. Para auxiliar o motorista que vai deixar a cidade no Réveillon, e mesmo aquele que permanecerá na capital para curtir o Festival Virada Salvador 2023, o gerente de Trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Antônio Neri, dá orientações para garantir o ir e vir tranquilo durante os últimos momentos de 2022.
De acordo com Neri, como muitas pessoas, neste período de festa, deixam a cidade para visitar outros locais no litoral ou interior, é importante fazer uma direção segura. Dentre os pontos importantes apontados pelo gestor está a necessidade de descanso e preparação prévia para pegar a estrada. “É indispensável que o motorista durma de 6 a 8 horas antes de conduzir um veículo em uma rodovia, assim como descansar a cada duas horas de viagem, parar um pouco para fazer exercícios de relaxamento e alongamentos para movimentar o corpo”.
Do mesmo modo que é necessário cuidar do corpo e da mente, é preciso ainda garantir que o veículo esteja em plenas condições para trafegar. “Não se deve sair de casa sem verificar pneus, estepe, freios e níveis de óleo e água, para evitar pane no meio da estrada. Não se deve esquecer também de repor a água do limpador de parabrisa, assim como o seu funcionamento”, afirma Neri.
Em relação à velocidade, Antônio Neri explica que o condutor precisa estar sempre atento ao limite permitido em cada trecho de rodovia, ser prudente e reduzir a velocidade em caso de pista molhada. Para os que vão permanecer em Salvador, é preciso estar sempre atento ao trânsito e ao próprio modo de conduzir.
“No trânsito há sempre três importantes fatores que devem ser levados em conta e que podem ser predominantes em caso de acidentes: o excesso de velocidade, o uso de celular enquanto dirige, e conduzir após consumir bebida alcoólica. Portanto, é muito importante não exceder o limite da velocidade; não combinar bebida com direção, e evitar o uso de celular ao volante, devido à distração que o aparelho causa ao condutor. São dicas importantes para evitar acidentes e garantir um final de ano melhor, sem famílias sofrendo com a perda de entes queridos”, ressalta.
Ações
Para proporcionar um serviço mais eficaz, bem como auxiliar na redução do índice de acidentes neste período, a Transalvador intensifica as campanhas educativas e de prevenção, bem como as ações da Operação Respeite a Vida (Lei Seca), que é realizada diariamente. Dessa forma, espera-se a redução de acidentes nas principais vias da capital baiana.