O deputado federal bolsonarista c (PL-PR) decidiu mirar no BNDES, banco público que será comandado pelo petista Aloizio Mercadante no governo Lula.
Segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, após três dias após Mercadante ser anunciado como futuro comandante do banco, Martins protocolou projeto para impedir a instituição de investir no exterior. No texto, ele pede que o BNDES fique proibido de realizar operações fora do Brasil, “excetuadas as captações externas de recursos”.
Na proposta, o parlamentar bolsonarista argumenta que o projeto visa “impedir” que o PT transforme o BNDES em um “braço financeiro” do partido para “fortalecer seus aliados” de “ditaduras comunistas”. Narrativa que vem sendo disseminada há anos por Jair Bolsonaro.
Após protocolado, a proposição de Martins acabou apensada a outro projeto, de 2017, do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), que também busca vedar empréstimos do BNDES a órgãos estrangeiros. Não há, por ora, qualquer previsão de as propostas serem votadas na Câmara.