quarta-feira 29 de maio de 2024
Foto: Getty images
Home / Mundo / MUNDO / Regiões dos EUA têm temperatura de quase -20°C; nevasca histórica faz acúmulo de neve passar de 1 m
sábado 24 de dezembro de 2022 às 11:16h

Regiões dos EUA têm temperatura de quase -20°C; nevasca histórica faz acúmulo de neve passar de 1 m

MUNDO, NOTÍCIAS


Uma forte tempestade de inverno que atinge boa parte dos Estados Unidos afeta 72% da população do país. Já houve 17 mortes em oito estados e centenas de milhares de casas estão sem energia nesta véspera de Natal.

A situação continua em nível de alerta. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um boletim na manhã deste sábado (24) em que afirma que ventos perigosos “criarão um risco potencialmente fatal para viajantes que ficarem presos [na neve], indivíduos que trabalham fora, gado e animais domésticos”.

Neve castiga EUA e Canadá, suspendendo viagens e fornecimento de luz
Foto: Reprodução

As mortes ocorreram, principalmente, devido a acidentes de trânsito em rodovias afetadas por nevascas.

A recomendação é para que se evite sair de casa nas áreas afetadas. “Ficar ao ar livre pode levar a queimaduras de frio em minutos”, diz o comunicado.

Segundo o projeto PowerOutage.us, nesta manhã, mais de 1,5 milhão de consumidores em 19 estados acordaram sem energia elétrica.

A pior situação é a do Tennessee, onde quase 300 mil residências estavam sem fornecimento do serviço. Em seguida, aparecia a Carolina do Norte (243 mil) e o Maine (240 mil).

Terceira maior cidade dos EUA, Chicago registrava às 6h20 (horário local; 9h20, em Brasília) temperatura de -18°C, mas a sensação térmica era de -23°C, devido às rajadas de vento de 29 km/h.

Em Nova York, os termômetros registravam -14°C, com sensação térmica de -25°C. As rajadas de vento superavam 27 km/h.

O frio, porém, não ficou restrito às regiões onde comumente as pessoas já estão habituadas. Em Dallas, no Texas, por exemplo, moradores estão experimentando temperaturas de -3,3°C, com sensação de -9,5°C.

Até mesmo na ensolarada Miami o frio está sendo sentido com força. A cidade registrava 8°C nesta manhã, mas a sensação era de 5,5°C.

O Serviço Nacional de Meteorologia ainda acrescentou que na região dos Grandes Lagos o acúmulo de neve pode passar de 1 m de altura neste sábado.

“Mesmo onde ocorrem menores acúmulos, a neve pesada combinada com rajadas de vento de mais de 40 mph [64 km/h] resultará em condições de nevasca”, diz o boletim.

O mau tempo fez com que mais de 5.700 voos fossem cancelados na sexta-feira (23), segundo sites de monitoramento de tráfego aéreo. Outros 10,4 mil voos tiveram atrasos.

Veja também

Navio gigante da BYD traz 5.500 carros da China antes de imposto subir no Brasil

A BYD, empresa chinesa líder mundial em veículos de energia limpa, segue em direção à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas